Notícias

ENEM

Disponível Declaração de Comparecimento do segundo dia

Documento deve ser impresso e apresentado ao chefe de sala antes da entrada na sala de provas. Inep não emite comprovante de participação após a aplicação
Publicado em 24/11/2021 14h51

Oparticipante que precisa comprovar a presença no segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que ocorrerá neste domingo, 28 de novembro, pode emitir a Declaração de Comparecimento, disponível na Página do Participante. Para acessar o documento, é preciso ter em mãos o login e senha únicos cadastrados no portal do Governo Federal (gov.br).

A declaração deve ser impressa e apresentada ao chefe de sala antes de o participante entrar na sala de prova, no momento da identificação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não fornece comprovante de presença após a aplicação do exame.

Segundo dia – Neste domingo (28), os participantes do Enem 2021 (versões impressa e digital) terão cinco horas para realizar as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.

Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h. A aplicação do exame começa às 13h30 e termina às 18h30. Aqueles que solicitaram atendimento especializado e tiveram as solicitações aprovadas terão uma hora a mais para responder às provas. Já os participantes que solicitaram recurso de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderão concluir o exame até as 20h30.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Acesse a Página do Participante

Confira os editais do Enem 2021

Confira as orientações de prevenção à covid-19 para o dia do exame

Saiba mais sobre o Enem

Press kit Enem 2021

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do Inep