Notícias

EDUCAÇÃO BÁSICA

Curso disponibilizado no Avamec proporciona aperfeiçoamento de profissionais da educação

O material traz noções de saúde mental e emocional, contribuindo para o bem-estar de toda a comunidade escolar
Publicado em 09/06/2021 15h57

O Curso de Aperfeiçoamento em Bem-Estar no Contexto Escolar, iniciativa da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), foi lançado com o objetivo de complementar e aperfeiçoar a formação de professores e gestores da educação básica sobre saúde mental e emocional, visando contribuir para uma melhora no bem-estar de toda a comunidade escolar.

Priscila da Silva Rodrigues, professora do ensino fundamental há nove anos, realizou o curso no mês de abril e conta que conheceu o curso por meio de uma busca sobre materiais que poderiam auxiliá-la na gestão com os estudantes. "Eu sempre procuro cursos que possam me ajudar em sala de aula. Eu sempre estou no Avamec, já realizei outros cursos, e quando achei esse [de Aperfeiçoamento em Bem-Estar no Contexto Escolar] eu achei muito interessante", conta Priscila.

O curso possui três módulos: um que trata do bem-estar e a comunidade escolar; um que trata da saúde mental e emocional; e um terceiro, que trata da educação e bem-estar na pandemia da Covid-19. Priscila afirma que a organização dos módulos se deu de forma tranquila, além de serem de simples acesso. Além disso, a professora também conta que a linguagem utilizada é de fácil entendimento, de modo que o que é passado nas aulas pode ser tranquilamente adaptado para as salas de aula.

A professora descreve, ainda, que o curso também traz possibilidades que podem ser aproveitadas no ensino básico durante a pandemia. "Nós não podemos tapar os olhos para as condições socioeconômicas dos alunos. Nem todos os meus alunos possuem acesso à internet, então eu passei a incentivá-los por meio de atividades adaptadas e leituras", afirma Priscila.

Outro ponto trabalhado no curso é o de saúde mental, alertando os desafios enfrentados não somente pelos profissionais da educação, como também dos estudantes. Priscila comenta que o material a ajudou a lidar melhor com as situações adversas e a tranquilizar os estudantes nesse momento de pandemia. "Nós vamos adaptando na medida do possível, até na questão da saúde mental das crianças. Eles ficam muito apavorados com a incerteza que nós estamos vivendo", conta Priscila.

"Eu diria aos profissionais da educação que ainda não fizeram o curso, que vale muito a pena fazer, porque por meio do curso nós conseguimos aperfeiçoar as práticas que estamos fazendo tanto no ensino remoto quanto no presencial, e conseguimos aprender maneiras de passar tranquilidade às crianças de que isso vai passar e que vamos retornar nossas atividades brevemente", é o recado que a professora da educação básica deixa para os profissionais que ainda não se inscreveram no curso.

Faça sua inscrição no Curso de Aperfeiçoamento em Bem-Estar no Contexto Escolar.

Conheça o Avamec.

 Assessoria de Comunicação Social do MEC