Notícias

ENCCEJA

Começa o Encceja PPL 2020

Participantes buscam certificação para ensino fundamental e médio. Inep aplica exame nesta quarta (13) e quinta-feira (14). Reaplicação também ocorre nesses dois dias
Publicado em 13/10/2021 18h22

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica, nesta quarta e quinta-feira, 13 e 14 de outubro, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) 2020. No primeiro dia, fazem prova os participantes que buscam a certificação para o ensino fundamental. Já no segundo, o Instituto aplica o exame para o ensino médio. 

A aplicação ocorre nos turnos da manhã e da tarde, seguindo o horário de Brasília. No primeiro turno desta quarta-feira, as provas são de ciências naturais e matemática, cada uma com 30 questões de múltipla escolha. Durante a tarde, os participantes serão avaliados em língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; história e geografia; e redação. O primeiro turno termina às 13h. Já o segundo, começa às 15h e encerra às 20h.

No caso do ensino médio, serão verificados os conhecimentos em ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e ciências humanas e suas tecnologias. As provas começam às 9h e terminam às 20h desta quinta-feira. 

Reaplicação – Nesses dois dias (13 e 14 de outubro), também realizam o exame as pessoas que tiveram o pedido de reaplicação deferido pelo Inep. A oportunidade é destinada a quem teve sintomas de doenças infectocontagiosas previstas em edital, como covid-19, na véspera ou no dia da aplicação, em 29 de agosto. Participantes que fizeram prova em locais afetados por problemas logísticos também puderam pedir para realizar o Encceja na nova data.

Encceja – O Encceja é realizado pelo Inep, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. As provas obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o ensino fundamental e médio. A emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão ao exame. 

Encceja PPL As provas do Encceja PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Encceja regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação. 

Acesse o edital do Encceja PPL

Saiba mais sobre o Encceja

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do Inep