Notícias

EBSERH

Com 20 novos equipamentos, hospital é o único do estado de MS a oferecer exames de Holter e Mapa pelo SUS

Pacientes com necessidade de diagnóstico de doenças cardíacas e estudantes de Saúde serão os maiores beneficiados
Publicado em 19/02/2021 14h53 Atualizado em 22/02/2021 18h00
CARDIOLOGIA

Foram adquiridos 20 equipamentos para realização dos exames de Holter e de Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial . Foto : Banco de Imagem

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e vinculado à Rede Ebserh/MEC (Humap-UFMS/Ebserh/MEC), adquiriu 20 novos equipamentos e passou a ser o único hospital público de Mato Grosso do Sul a realizar exames de Holter e de Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa) pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

São nove gravadores de Holter, dez gravadores de Mapa e uma central de Mapa.  Esses aparelhos serão utilizados em diagnóstico de doenças cardíacas beneficiando pacientes, além de apoiar a formação de estudantes e residentes da área da Saúde. Foram investidos R$ 185 mil por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação.

"Nosso objetivo é cada vez mais melhorar nosso atendimento com equipamentos modernos e serviços que possam trazer mais opções de tratamento à população e, por sua vez, também contemplem nossos acadêmicos e residentes com conhecimento e pesquisa. O oferecimento dos exames de Holter e Mapa pelo Humap com certeza fará uma grande diferença na assistência de nossa população", afirmou o superintendente do hospital, Cláudio César da Silva.

“Essa aquisição é importante para a prática dos estudantes que estão na graduação e, principalmente, para os residentes, que com esses equipamentos poderão fazer a assistência de forma completa e atendendo os protocolos em cardiologia”, completou a gerente de Ensino e Pesquisa, Ana Rita Barbieri.

Vale ressaltar que para a realização desses exames os procedimentos de agendamento de consulta permanecem o mesmo no Humap-UFMS/Ebserh/MEC, encaminhamento via Sistema de Regulação.

Para que servem os aparelhos

O exame de Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa) é usado para a verificação da pressão arterial de forma mais aprofundada, avaliando o paciente por 24 horas. Esse exame é de fundamental importância para o acompanhamento de pacientes com hipertensão arterial, permitindo, por exemplo, o diagnóstico de hipertensão mascarada, falsa impressão de normotensão e na avaliação da eficácia do tratamento hipertensivo.

Já o sistema Holter registra a atividade elétrica do coração de maneira continua por 24 horas, possibilitando identificar arritmias cardíacas, muitas vezes ausentes no eletrocardiograma comum de consultório. É um exame essencial para o acompanhamento de pacientes com suspeita ou diagnóstico de arritmias e doença coronariana.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Vinculados a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da EBSERH