Notícias

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

CNE aprova novo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos

Documento foi elaborado a partir de amplo diálogo promovido pelo MEC
Publicado em 12/11/2020 15h52

Em reunião realizada nesta quinta-feira (12), o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou por unanimidade a quarta edição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos apresentada pelo Ministério da Educação (MEC). O documento deve retornar à Pasta para homologação e, após essa etapa, o novo catálogo vai substituir a versão atual, vigente desde 2014.

Em sua nova versão, o catálogo será totalmente digital, o que o torna mais acessível ao público por meio de consultas virtuais. A nova versão será publicada e ficará disponível no portal do MEC depois da homologação.

A atualização do catálogo é uma das entregas do programa Novos Caminhos, agenda estratégia do MEC para a educação profissional e tecnológica lançada em outubro do ano passado. A elaboração da proposta apreciada pelo CNE nesta semana ocorreu por meio de um processo participativo conduzido pelo MEC. O diálogo envolveu cerca de 200 especialistas e representantes de instituições dos setores produtivos e educacionais.  

O catálogo é referência central para instituições e redes de ensino para a oferta de cursos técnicos. Ao todo, são apresentados 215 cursos distribuídos em 13 eixos tecnológicos, com informações sobre perfil profissional dos egressos, campos de atuação, carga horária, legislações profissionais correlatas, entre outros.

Assessoria de Comunicação Social com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC.