Notícias

COOPERAÇÃO

CAPES e Defesa fortalecem parcerias

Presidente Cláudia Queda de Toledo se reuniu com diretor do Departamento de Ensino do Ministério da Defesa
Publicado em 30/04/2021 18h00 Atualizado em 30/04/2021 18h01

Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, se reuniu nesta quinta-feira, 29, com o general Paulo Roberto Viana Rabelo, diretor do Departamento de Ensino do Ministério da Defesa. Também participaram o coronel Celso Bueno da Fonseca, gerente da Divisão de Cooperação Acadêmica, e Júlio Siqueira, coordenador-geral de Programas Estratégicos da Diretoria de Programas e Bolsas no País, da CAPES.

No encontro, os representantes das duas instituições se manifestaram pelo fortalecimento da parceria e continuidade das atividades em desenvolvimento. Atualmente, a CAPES e o Ministério da Defesa executam, em cooperação, duas iniciativas: o Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa) e o Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (Procad-Defesa).

A CAPES e o Ministério da Defesa também são parceiros no Prêmio Tiradentes, concurso de dissertações e teses criado em 2020, cujo objetivo é estimular a produção de pesquisas e estudos acadêmicos e contribuir para a formulação de políticas públicas.

“Queremos fortalecer e dar continuidade a essa parceria que gera relevantes resultados para a pós-graduação brasileira e para o desenvolvimento nacional, com respostas diretas às expectativas sociais”, destacou Cláudia Queda de Toledo. A presidente da CAPES afirmou, ainda, que a área de Defesa Nacional continuará a ter um capítulo específico no próximo Plano Nacional de Pós-Graduação.

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da CAPES