Notícias

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

CAPES divulga lista de selecionados para doutorado nos EUA

Parceria com a Fulbright concederá bolsas para estudos em 13 universidades norte-americanas

 

31072020 FOTO DENTRO MATERIA SELECIONADOS CAPES FULL BRIGTH

Dezesseis estudantes brasileiros receberão bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo Programa CAPES/Fulbright de Doutorado Pleno nos EUA. O resultado final do Edital nº 42/2018, com a relação dos selecionados e as respectivas universidades de destino, foi publicado na edição desta sexta-feira, 31, do Diário Oficial da União (DOU). As aulas on-line terão início a partir de agosto e as presenciais em 2021. 

Uma das estudantes selecionadas é Rebeca Hannah Oliveira. Formada em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade de Brasília (UnB), ela cursará o doutorado na Universidade Johns Hopkins. No mestrado, a pesquisadora desenvolveu um dispositivo para diagnóstico da doença arterial periférica, que pode levar à amputação e aumenta riscos de infarto e AVC. Agora, trabalhará em um laboratório de ponta. “Buscarei técnicas e tecnologia para tratar essa doença, com investimento para isso. A bolsa é a melhor oportunidade de realizar pesquisa que pode ajudar pessoas”, afirma.

"Esse edital reforça uma das funções da CAPES que é a de promover a internacionalização da pós-graduação brasileira. São 16 estudantes que, com persistência e dedicação, ganham a oportunidade de estudar em instituições de alta qualidade nos Estados Unidos", destaca Benedito Aguiar, presidente da CAPES.

Edital nº 42/2018 é a primeira das três chamadas públicas provenientes do acordo de cooperação CAPES/Fulbright a ter o seu resultado final anunciado.  A seleção é coordenada, primeiramente no Brasil, conforme critérios e regras estabelecidas em conjunto entre as duas instituições e depois nos Estados Unidos, pelas universidades consideradas academicamente mais adequadas para a realização do doutorado. O Edital nº 8/2020, segundo da série, foi lançado em fevereiro deste ano, recebeu 186 inscrições e está em fase de seleção. O terceiro e último documento está sendo elaborado.

CAPES-Fulbright de Doutorado Pleno nos EUA pretende aumentar a visibilidade internacional da produção científica, tecnológica e cultural brasileira, além de fortalecer a colaboração e publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior. O Programa amplia, ainda, o acesso dos pesquisadores brasileiros a universidades de excelência dos Estados Unidos.

Adiamento
Devido à pandemia provocada pela COVID-19 e à alta das moedas estrangeiras, a CAPES adiou todas as mobilidades internacionais previstas para este ano. As ações serão retomadas em 2021, em comum acordo com as instituições estrangeiras que receberão os pesquisadores brasileiros. A medida não significa cancelamento de qualquer iniciativa, mas apenas o seu adiamento ou a readequação dos programas, em conformidade com a nova realidade mundial, incluindo questões de ordem orçamentária.

Confira aqui o Resultado Final.

Assessoria de Comunicação Social da CAPES