Notícias
ALFABETIZAÇÃO
MEC promoverá novo Ciclo Formativo da Renalfa em Brasília
Foto: Divulgação/MEC
O Ministério da Educação (MEC) realizará, de 24 a 26 de março, em Brasília (DF), o 5º Ciclo Formativo da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), iniciativa voltada ao fortalecimento das políticas públicas de alfabetização no país. A ação integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e reunirá articuladores estaduais da Renalfa. As atividades serão realizadas pela manhã, das 8h às 12h, e terão transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube.
O evento tem como objetivo promover o diálogo técnico sobre avaliação, formação de professores e governança, contribuindo para a consolidação de uma agenda regional comprometida com o direito de todas as crianças à aprendizagem. A iniciativa é promovida em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Ao longo dos três dias de programação, serão realizadas mesas de diálogo, painéis técnicos com especialistas, além de espaços dedicados a experiências e vivências exitosas nos territórios. Os debates abordarão temas como avaliação, letramento, formação docente, governança, equidade e implementação de políticas públicas educacionais.
Renalfa – Instituída pela Portaria nº 1.774/2023, a Renalfa é um componente fundamental do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, ao ampliar a capacidade institucional dos sistemas municipais e estaduais de ensino. A rede conta com mais de sete mil articuladores, sendo cinco nacionais; distribuídos da seguinte forma: cinco em âmbito nacional; dois em cada estado e no Distrito Federal; três por região; e um em cada município. Com atuação integrada às políticas educacionais de alfabetização em todo o país, a Renalfa busca promover a melhoria contínua da qualidade da alfabetização.
Compromisso – O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados. O objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). O programa busca, ainda, garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, no 4º e no 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)