Notícias
DIÁLOGO
Seminário debate gestão da aprendizagem
Foto: Marina Curcio
O Ministério da Educação (MEC) participou do painel “O engajamento dos estudantes no Brasil – desafios e oportunidades” durante o 1º Seminário Internacional Diálogos Formativos sobre Gestão da Aprendizagem, que contou com a presença de autoridades nacionais e internacionais. O encontro discutiu políticas com gestores e especialistas, para promover o envolvimento dos estudantes na aprendizagem, buscando identificar oportunidades e desafios relacionados à participação estudantil, a partir do compartilhamento de experiências.
O evento ocorreu nos dias 11 e 12 de setembro, em Brasília, e foi realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
O secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino, Gregório Grisa, que representou o MEC no seminário, apresentou um panorama dos principais programas e políticas da pasta que contribuem para promover ou potencializar o engajamento dos estudantes em processos de aprendizagem, como o programa Pé-de-Meia, que, segundo ele, é “a maior política de incentivo à permanência na educação básica brasileira”.
O secretário também abordou outras importantes iniciativas do ministério que, em articulação com os estados e municípios, têm promovido mais equidade e fortalecido ações ligadas à alfabetização, à educação infantil, à educação em tempo integral, à educação profissional e tecnológica, à educação de jovens e adultos, à educação para as relações étnico-raciais, à educação especial em uma perspectiva inclusiva, entre outras.
Grisa também destacou a importância da recente aprovação, pela Câmara dos Deputados, do projeto de lei que cria o Sistema Nacional de Educação, bem como os desafios das pactuações a serem fortalecidas em decorrência da construção de um sistema integrado de educação.
O encontro foi o primeiro de uma série de quatro seminários que serão realizados até 2026 com o intuito de debater temas como aprendizagem e engajamento de estudantes; desenvolvimento de professores; uso de tecnologias; e educação profissional e tecnológica. Os eventos também pretendem contribuir para o fortalecimento da formação e da gestão educacional nas unidades da Federação.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase)