Notícias
EDUCAÇÃO SUPERIOR
PET: prazo para recurso da seleção de auditores acaba sexta (12)
Foto: Divulgação/UFCA
O resultado preliminar do processo seletivo para a designação de membros da Comissão de Análise das Prestações de Contas do Programa de Educação Tutorial (PET) está disponível para consulta no portal do Ministério da Educação (MEC). O prazo para interposição de recursos começou nesta quinta-feira, 11 de setembro, e encerrará na sexta-feira, 12 de setembro. O resultado final está previsto para sair na segunda-feira, 15 de setembro.
Os candidatos interessados em entrar com recursos quanto ao resultado preliminar devem observar as regras estabelecidas no Edital nº 5/2025, publicado em 18 de agosto de 2025. O processo seletivo terá validade de 24 meses, podendo ser prorrogado a critério da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC.
A seleção tem como objetivo a formação de um banco de auditores composto por, pelo menos, dez servidores efetivos de instituições federais de ensino superior. Esses profissionais irão compor a comissão responsável por avaliar a forma de utilização dos recursos de custeio repassados aos grupos do PET em todo o país.
Os servidores selecionados poderão optar por uma das duas modalidades de trabalho: presencial, com encontros mensais de cinco dias úteis em Brasília (DF) e todas as despesas de deslocamento (passagens e diárias) custeadas integralmente pelo MEC; ou remota, com atuação a distância e direito ao recebimento do Auxílio de Avaliação Educacional (AAE), mediante comprovação de infraestrutura adequada e entrega tempestiva dos trabalhos.
Confira o cronograma completo da seleção:
|
Atividade |
Período |
|
Inscrições |
18 a 22/8/2025 |
|
Envio da documentação |
25 a 28/8/2025 |
|
Análise curricular |
29/8 a 5/9/2025 |
|
Resultado preliminar |
10/9/2025 |
|
Prazo para recursos |
11 a 12/9/2025 |
|
Resultado final |
15/9/2025 |
PET – O Programa de Educação Tutorial, criado pela Lei nº 11.180/2005 e regulamentado pela Portaria nº 976/2010, com alterações da Portaria nº 343/2013, fomenta grupos de aprendizagem tutorial. A ação é realizada por meio da concessão de bolsas de iniciação científica a estudantes de graduação e bolsas de tutoria a professores-tutores. O programa contribui para a formação de futuros professores e pesquisadores, visando à qualidade da formação universitária e à consolidação do tripé ensino, pesquisa e extensão nas instituições de ensino superior.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu