Notícias
ENSINO MÉDIO
Pé-de-Meia é finalista do Prêmio Espírito Público
Foto: Divulgação/MEC
O programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC), é um dos 14 projetos finalistas da 7ª Edição do Prêmio Espírito Público (PEP) 2025, organizado pelo Instituto República.org. A iniciativa valoriza projetos liderados por servidores públicos brasileiros que, com seu trabalho, geram impactos positivos para a sociedade. A poupança do ensino médio é finalista na categoria educação com o título “Pé-de-Meia Para Proteger Trajetórias Escolares no Ensino Médio”.
Para votar no Pé-de-Meia, o público deve acessar o site oficial da premiação. Os vencedores da votação popular e os ganhadores escolhidos pelo júri em cada uma das sete categorias da premiação serão anunciados no dia 27 de novembro, em cerimônia realizada em Brasília.
Neste ano, o prêmio recebeu 857 inscrições de projetos realizados por servidores em todas as esferas e poderes. Os projetos estão distribuídos nas categorias: desenvolvimento social; educação; gestão de pessoas; gestão e transformação digital; meio ambiente e emergência climática; saúde; e segurança. A seleção dos 14 finalistas foi feita por um júri composto por especialistas em gestão pública, podendo ser representantes do setor público, empresas, academia ou organizações da sociedade civil. Cada projeto é analisado por um corpo de três jurados, que será responsável pela definição dos projetos premiados.
Atualmente, o programa Pé-de-Meia beneficia 4 milhões de estudantes e tem investimento anual de R$ 12,5 bilhões. Chamado de poupança do ensino médio, o incentivo financeiro-educacional é destinado a estudantes beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e da educação de jovens e adultos (EJA). O intuito é promover a permanência e a conclusão desses estudantes nessa etapa de ensino, democratizar o acesso, reduzir a desigualdade social entre os jovens, além de fomentar a inclusão educacional e estimular a mobilidade social.
Prêmio – O Prêmio Espírito Público (PEP) é realizado pelo Instituto República.org, organização filantrópica dedicada a produzir conhecimentos por meio de dados públicos e propor melhorias para a gestão de pessoas na administração pública. Sua missão é ser um pilar estratégico de transformação e valorização do serviço público no Brasil, influenciando positivamente servidores, instituições e, consequentemente, a sociedade como um todo.
Em seis edições, a iniciativa já recebeu 3,2 mil inscrições repletas de histórias de sucesso e premiou mais de 180 servidores que lideraram iniciativas transformadoras. Desde 2021, o prêmio compartilha histórias inspiradoras que mostram como é possível mudar o Brasil para melhor.
Em 2025, o Instituto República aprimorou os critérios de avaliação para valorizar projetos com impacto social, integridade, equidade e escalabilidade. Estão sendo destacados projetos que usam dados e evidências desde sua concepção, com indicadores nítidos, gestão de riscos e comunicação eficiente com todas as partes envolvidas.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)