Notícias
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
MEC apoia oferta do curso técnico em Defesa Civil
Foto: Divulgação/IFC
O Ministério da Educação (MEC) participou da aula inaugural do curso técnico em Defesa Civil, na quarta-feira, 22 de outubro. O curso na modalidade educação a distância (EaD) é ofertado desde 2015 pelo campus Camboriú, do Instituto Federal Catarinense, e agora ganha escala nacional. São 2 mil vagas com foco em profissionais que atuam nas Defesas Civis municipais, estaduais e federal, mas também abrangem o público geral. A iniciativa conta com investimento de R$ 11,6 milhões, recursos do MEC e do Fundo dos Direitos Difusos.
As vagas estão distribuídas em cinco campi de Institutos Federais, um por região do país: Macapá (Instituto Federal do Amapá); Macaé (Instituto Federal Fluminense); Senador Canedo (Instituto Federal de Goiás); Teresina (Instituto Federal do Piauí); e Curitiba (Instituto Federal do Paraná). Nestes polos acontecerão as avaliações e práticas profissionais.
“A oferta nacional deste curso é resultado da sinergia que envolveu o governo federal com os institutos federais em uma área estratégica e urgente para o país, visando à profissionalização, à prevenção e a um olhar especial para as comunidades que vivem em áreas de vulnerabilidade”, destacou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli.
O investimento ainda prevê a implantação de laboratórios de Proteção e Defesa Civil em todas as regiões do país. Além do MEC, também apoiam o projeto os Ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional, da Justiça e Segurança Pública e a Casa Civil da Presidência da República.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec e do IFC