Notícias
INTERNACIONAL
Brasil e África do Sul firmam parceria em ações para a educação básica
Fotos: Divulgação/MEC
O Brasil e a África do Sul formalizaram, nesta terça-feira, 21 de outubro, a assinatura de um Memorando de Entendimento sobre Cooperação na Área de Educação Básica, durante encontro entre o ministro da Educação, Camilo Santana, e a ministra sul-africana da Educação Básica, Siviwe Gwarube, em Skukuza, na África do Sul. O documento reforça o compromisso dos dois países com o fortalecimento das políticas públicas educacionais e com a promoção do intercâmbio de experiências e boas práticas em prol da melhoria da aprendizagem.
“Tive uma boa reunião com a ministra Gwarube, em que conversamos sobre os desafios que nos unem. Discutimos a importância da alfabetização na idade certa e da primeira infância, que hoje tem sido uma das prioridades também. Discutimos o poder transformador e de geração de desenvolvimento do país por meio da educação, da inclusão e da equidade, por meio de uma política educacional antirracista”, afirmou Santana.
O memorando estabelece sete áreas prioritárias de cooperação, entre elas o intercâmbio de professores, estudantes e técnicos; a formação docente; o desenvolvimento da primeira infância; o compartilhamento de sistemas de gestão educacional; e o incentivo a práticas pedagógicas voltadas às habilidades do século 21. A parceria também prevê ações conjuntas que contribuam para a redução da pobreza, o combate às desigualdades sociais e a promoção da cidadania por meio da educação.
O entendimento entre os países foi resultado de tratativas iniciadas em 2023, às margens da 10ª Reunião de Ministros da Educação do BRICS, e reafirmadas em abril de 2024, durante a 6ª Sessão da Comissão Mista Brasil–África do Sul. Desde então, as equipes técnicas dos dois ministérios trabalharam na construção do texto final do acordo, que passou por ajustes até sua conclusão e assinatura oficial. Durante sua vigência inicial de três anos, estão previstas oficinas, visitas técnicas e reuniões bilaterais para acompanhamento e fortalecimento das ações conjuntas.
A cooperação entre Brasil e África do Sul reforça o compromisso dos países do Sul Global com a promoção da equidade, da solidariedade e do desenvolvimento sustentável por meio da educação básica.
Agenda – A assinatura do documento abre a agenda oficial do ministro da Educação na África do Sul, que inclui a Reunião de Ministros da Educação do G20, na quarta-feira (22), dedicada à discussão de temas como educação infantil, formação docente e reconhecimento mútuo de títulos. “É o Brasil de volta ao cenário internacional, discutindo a importância da educação para o mundo”, celebrou o ministro.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria Internacional