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EDUCAÇÃO SUPERIOR

Unila completa 15 anos de transformações em 2025

Vinculada ao MEC, Universidade Federal da Integração Latino-Americana tem promovido avanços na fronteira trinacional. Sua missão é formar profissionais que contribuam com o desenvolvimento local e regional
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Atualizado em 24/03/2025 16h25
Unila 1.jpeg

Foto: Divulgação/Unila

Em 2025, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), completa 15 anos de existência. Criada no primeiro governo do presidente Lula, a instituição vem se consolidando como um polo de produção de conhecimento na América Latina, com a expectativa de alcançar cerca de 10 mil estudantes nos próximos anos.

Desde a sua fundação, a Unila assume, como instituição federal de ensino superior da região de Foz do Iguaçu (PR) e fronteira, a missão de formar profissionais que possam contribuir para o desenvolvimento do território local e regional. Nos últimos anos, tem sido significativo o número de egressos atuando na cidade e na fronteira, em áreas como saúde, educação, cultura, desenvolvimento urbano e políticas públicas e internacionais. “A Unila, em Foz do Iguaçu, contribui de forma muito ampla para a democratização do acesso ao ensino superior, por ser um espaço de formação profissional e cidadã voltado aos jovens da América Latina e do Caribe, mas também com a preocupação local de formar os filhos da classe trabalhadora e de grupos socialmente vulneráveis do nosso espaço de fronteira. Todos e todas devem ter as mesmas oportunidades de se tornarem médicos, professores, cientistas, cineastas, arquitetos, entre outras possibilidades que oferecemos, e com isso transformarem suas vidas e a realidade do seu entorno", destaca a reitora da Unila, Diana Araujo Pereira.

Segundo ela, são muitos os esforços administrativos e acadêmicos que a Unila e o MEC vêm empreendendo para fomentar uma instituição intercultural e internacionalista de ensino, pesquisa e extensão, com a certeza de que esse empreendimento traz profundas transformações positivas para o território de fronteira trinacional no qual a Universidade está inserida, especialmente para a cidade de Foz do Iguaçu (PR).

Para a reitora, a consolidação da Unila na fronteira trinacional permite reter talentos na região para impulsionar o desenvolvimento científico, socioeconômico e cultural local, isso porque os jovens da comunidade passam a ter acesso a uma educação de qualidade, inclusiva e diferenciada, sem a necessidade de migrar para outras cidades e estados em busca de formação acadêmica.

Ações na comunidade – A cada ano, a instituição vem firmando seu compromisso com o desenvolvimento do seu entorno, conforme demonstrado com as ações acadêmicas e administrativas que geram inúmeros benefícios educacionais, econômicos e culturais para a região. Em 2024, a Unila contribuiu com mais de 300 ações de extensão, entre projetos, eventos e cursos destinados à comunidade. As ações desenvolvidas na cidade e às margens da fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai contemplaram diversas áreas de interesse da sociedade, como saúde, educação, moradia e meio ambiente, e beneficiaram um público estimado de 68 mil pessoas no último ano.

“É importante mencionar que a Unila tem contribuído de forma permanente para a rede de educação e de saúde pública de Foz do Iguaçu via ensino, pesquisa e extensão, em diversos âmbitos do desenvolvimento da região, como é o caso da nossa participação na formação continuada de professores e professoras, ou na promoção da saúde da população”, declara a pró-reitora de Extensão, Andreia Moassab. A atuação de estudantes e docentes da Unila, em especial os do curso de Medicina, de Biotecnologia e de Saúde Coletiva nos hospitais e nos aparelhos de saúde pública de Foz do Iguaçu (PR) e municípios vizinhos, tem auxiliado na melhoria dos serviços de saúde, contribuindo para dar assistência à população e para formar futuros médicos familiarizados com a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Em média, temos 120 alunos no internato médico que acompanham as rotinas hospitalares de atenção primária e atuam em serviços de urgência e emergência no SUS, bem como em unidades básicas e outros setores da saúde pública. Essa interação entre Universidade e hospitais possibilita a capacitação da rede de saúde, com a troca de conhecimentos e a implementação de práticas baseadas em evidências científicas, impactando positivamente o atendimento à população. Isso se dá também por meio de projetos acadêmicos desenvolvidos para atenção primária, epidemiologia e estratégias de prevenção”, destaca o pró-reitor de Graduação, Antonio Machado. Auxiliando na qualificação da rede de saúde, a Unila oferece, ainda, a Residência Multiprofissional em Saúde da Família como pós-graduação.

Machado lembra ainda que, durante a pandemia de covid-19, a Unila teve uma participação ativa no combate à doença, demonstrando sua relevância social e seu compromisso com a saúde pública. Professores e estudantes do curso de Medicina atuaram em diferentes frentes, dando apoio à estrutura hospitalar com o atendimento nos serviços de saúde. Por meio de ações de ensino e extensão, a Universidade produziu insumos, como máscaras e álcool em gel, para suprir a demanda dos profissionais da linha de frente. A Unila também contribuiu com as campanhas de testagem e as ações de vigilância epidemiológica, em parceria com a prefeitura de Foz do Iguaçu (PR), e com a realização de ações de prevenção e cuidados contra a covid-19, promovendo acesso a serviços de saúde para comunidades indígenas, de migrantes e de pessoas em situação de vulnerabilidade.

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Foto: Divulgação/Unila
Internacionalização – A inserção anual de novos estudantes, bem como a incorporação de um corpo docente altamente qualificado e de servidores de diferentes cidades do Brasil, cria um ambiente propício para a inovação e o crescimento regional. A Unila tem hoje estudantes de mais de 30 nacionalidades, e os eventos acadêmicos ajudam a impulsionar a interculturalidade. Um exemplo disso é o percentual de estudantes internacionais nos cursos de graduação, que teve um aumento de 138% dos inscritos nos processos seletivos realizados entre 2021 e 2024. 

Arte e cultura - Além disso, a Unila, com sua diversidade, fomenta o ensino de línguas e a troca cultural entre os povos latino-americanos e caribenhos, valorizando o multilinguismo e a identidade regional. Com uma comunidade acadêmica que inclui estudantes e profissionais de artes e humanidades, a Unila tem se tornado um vetor da produção e difusão cultural local, contribuindo significativamente para enriquecer a cena artística da cidade de Foz do Iguaçu (PR) e da fronteira.  

“À Unila, estão vinculados grupos e projetos artísticos de dança, teatro, cinema, música, literatura e performance, desenvolvidos no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. Com isso, a Universidade vem promovendo festivais, exposições, oficinas e debates abertos à comunidade e que enriquecem a vida cultural da cidade”, comenta Andreia Moassab. Desde 2019, a Universidade promove o seu Festival de Culturas, o Fecult, voltado à valorização e à divulgação de manifestações culturais diversas que marcam a comunidade universitária e a sociedade latino-americana e caribenha.

A Unila também vem colaborando para a implementação do primeiro Museu Internacional de Arte de Foz, o MIA, uma parceria entre o Centre Pompidou de Paris e o governo do Estado. Para promover a ativação e a participação da sociedade no processo de implementação do novo museu na cidade, foi assinado um protocolo de intenções entre a Universidade e a Secretaria de Cultura do Estado do Paraná (SEEC) ao final de 2024.

Impacto – A presença de estudantes, docentes e servidores nesses 15 anos de atividades da Unila em Foz do Iguaçu (PR) também gerou impactos na economia local e regional, contribuindo para setores como educação, habitação, alimentação, transporte e serviços. “Boa parte dos recursos oriundos da geração de emprego e renda, ou dos investimentos em produtos e serviços da Unila, são injetados na cidade. São criados empregos diretos e indiretos, não apenas na Universidade, mas em diversos setores impulsionados pela presença da instituição. Além da atração de investimentos para Foz do Iguaçu, por meio de convênios, projetos de pesquisa e parcerias institucionais”, pontua a reitora Diana.

Dados institucionais mostram que, em 2024, o valor total do orçamento do MEC para a Unila foi de cerca de R$ 216 milhões, os quais contemplam as despesas discricionárias (bolsas, infraestrutura, aquisições, custeio de aluguel, água e luz). Esse valor inclui R$ 40 milhões destinados ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Giuliano Derrosso, pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, afirma que houve um impulsionamento do mercado mobiliário e de consumo de bens e serviços em Foz do Iguaçu (PR) com a chegada dos servidores. Segundo ele, os recursos transferidos por meio da assistência estudantil, do pagamento de bolsas de ensino, pesquisa e extensão aos estudantes e pesquisadores e a captação de recursos para projetos também movimentam a economia local. “Esses dados ilustram o quanto a atuação da Universidade vem colaborando ao longo de 15 anos para gerar impactos positivos na economia do seu entorno”, comenta.

Em 2024, a Unila captou R$ 13 milhões de outras fontes para projetos de ensino, pesquisa e extensão, como resultado das parcerias interinstitucionais renovadas e ampliadas e do papel de docentes que fazem a captação individual de recursos por meio da apresentação de projetos. “Esses recursos extraorçamentários ajudam na própria permanência dos estudantes na Universidade e na cidade e no desenvolvimento das atividades acadêmicas”, destaca Giuliano Derrosso.

Investimento – Estudos como a pesquisa recente divulgada pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei) sobre o retorno dos investimentos em educação superior no Brasil mostram que, a cada R$ 1 investido em uma universidade federal, cerca de R$ 4 retornam para a economia de diferentes formas, como geração de empregos, inovação, empreendedorismo e fortalecimento da economia local. “Essas pesquisas demonstram que países que investem de forma contínua e estratégica em educação superior alcançam maior desenvolvimento econômico, social e tecnológico. Definitivamente, a universidade pública não é um gasto, mas um pilar essencial para o crescimento sustentável, para a soberania nacional e para a construção de um país mais igualitário e inovador”, finaliza Antônio Machado. 

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Este conteúdo é uma produção da Unila, com apoio da Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC) 

Educação e Pesquisa
Tags: MEC Ministério da Educação Unila Educação Superior Universidades Federais
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