Notícias
HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS
Terceiro Dia E vai realizar mais de 52 mil procedimentos de saúde
Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Os 45 hospitais universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e nove hospitais federais participam, no sábado, 13 de dezembro, da terceira edição do Dia E. A iniciativa faz parte do Ebserh em Ação, uma mobilização nacional que integra o Programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde (MS), e prevê a realização de mais de 52 mil procedimentos, incluindo 2,2 mil cirurgias, 9,2 mil consultas e 40,7 mil exames.
Além de ampliar a oferta de atendimento, contribuindo com a redução das filas de espera no Sistema Único de Saúde (SUS), o Dia E fortalece a formação de residentes e graduandos da área, que atuarão supervisionados por equipes experientes em um ambiente de cuidado qualificado e voltado às necessidades da população.
“Vamos utilizar essa rede de Hospitais Universitários públicos, que é a maior do hemisfério sul global, para reduzir tempo de espera e garantir um atendimento mais rápido para a população”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.
Desde o início da iniciativa, o Dia E vem ampliando de forma contínua sua capacidade de atendimento. A primeira edição, realizada em 5 de julho, registrou 12.464 atendimentos, enquanto a segunda, em 13 de setembro, contabilizou 34.290 serviços de saúde. N sábado, a mobilização terá 53% mais procedimentos que a edição anterior, consolidando-se como uma das maiores ações integradas de assistência realizadas pelos hospitais universitários e federais no país.
Rede Ebserh – A Rede Ebserh tem, atualmente, 45 hospitais universitários, em 25 estados brasileiros, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do SUS ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e promovem o desenvolvimento de pesquisa e inovação.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Ebserh