Notícias
EDUCAÇÃO BÁSICA
MEC inicia o Proec em Movimento no Rio de Janeiro
Foto: Yan Lima/ MEC
O Ministério da Educação (MEC) iniciou, no estado do Rio de Janeiro, o ciclo de formações do Programa Escola e Comunidade (Proec). Entre os dias 26 e 28 de agosto, a Secretaria de Educação Básica (SEB), promoveu o Proec em Movimento, uma série de encontros com gestores, professores, conselheiros escolares e representantes de secretarias municipais e estadual de ensino. O programa tem como objetivo aproximar escola, família e comunidade, fortalecendo os conselhos escolares, ampliando a participação social e apoiando financeiramente projetos pedagógicos desenvolvidos pelas redes de ensino.
O primeiro encontro, no dia 26, ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, no auditório da Escola de Formação Paulo Freire. A programação contou com a presença do subsecretário municipal de Educação, Hugo Nepomuceno, das articuladoras do Proec no município, Carla Desireé e Maria Palomanes, além de diretores da rede municipal. No mesmo dia, a equipe do MEC visitou a Escola Municipal Floriano Peixoto, no bairro de São Cristóvão, onde a diretora Otilia Maria Miller apresentou a trajetória centenária da instituição e destacou a importância do programa para o cotidiano escolar.
Em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), na quarta-feira, 27 de agosto, foi a vez de um encontro estadual para formação dos articuladores do programa, que reuniu representantes de 73 municípios fluminenses. O evento foi realizado na sede do MPRJ e contou com a participação de secretários de Educação, articuladores e diretores escolares das secretarias municipais de Educação do estado do Rio de Janeiro, bem como da rede estadual de ensino. A formação dos articuladores constitui eixo fundamental para que cada município possa consolidar práticas de gestão democrática, ampliar a participação da comunidade escolar e fortalecer a política educacional de forma colaborativa e transparente.
A abertura do encontro reuniu autoridades que destacaram a relevância da cooperação institucional para o fortalecimento da educação básica. Compuseram a mesa a diretora de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação, Rita Esther Ferreira de Luna; a coordenadora-geral do Centro de Apoio Operacional de Educação do MPRJ, Dra. Bianca Mota; e o coordenador-geral de Formação de Gestores e Técnicos do MEC, Roberto Junior.
O terceiro encontro, no dia 28, foi promovido em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ), com a presença da subsecretária de Gestão de Ensino, Joilza Rangel; da articuladora do Proec na rede estadual, Rita de Cássia Manhães Silva; além de técnicos das regionais de ensino e diretores de escolas estaduais.
Durante os encontros, o MEC apresentou os avanços do ciclo de 2024, as perspectivas para este ano e reforçou o papel dos conselhos escolares como instâncias fundamentais da gestão democrática. Também foram oferecidas formações conduzidas pelos autores das oficinas previstas para os ciclos 2024 e 2025: a professora Jéssica Morito, com o tema “Prevenção a violências: desafios da comunicação nas relações do cotidiano no ambiente escolar”; e o professor Felipe de Brito Lima, com a oficina “Pense antes de compartilhar: o poder da informação e o perigo das fake news”.
Ainda este ano, o MEC levará o Proec em movimento a outras regiões do Brasil, em encontros presenciais e virtuais, de acordo com as especificidades de cada rede de ensino.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)