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INTERNACIONAL

MEC e Unesco divulgam Declaração de Fortaleza da GEM

Documento apresenta os avanços das discussões na edição de 2024 da Reunião Global de Educação, destacando a importância de aumentar investimentos na educação de forma equitativa e eficiente
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Atualizado em 01/11/2024 20h05
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Fotos: Ângelo Miguel/MEC
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Fotos: Ângelo Miguel/MEC
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Fotos: Ângelo Miguel/MEC
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Fotos: João Mendes/Capes

O Ministério da Educação (MEC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) divulgaram a Declaração de Fortaleza sobre a edição de 2024 da Reunião Global de Educação — Global Education Meeting (GEM), em inglês. De acordo com o documento, é necessário aumentar os investimentos na educação para acelerar o progresso e alcançar as metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4. A carta apresenta os avanços das discussões da GEM e foi publicada nesta sexta-feira, 1º de novembro, no encerramento da reunião global, realizada como uma das atividades da Semana Ceará: Centro Global da Educação. O evento contou com 51 ministérios, 94 países e mais de 650 participantes. 

A fim de aumentar e melhorar de forma estrutural e sustentável os investimentos na educação, a carta pontua a necessidade de mobilização de recursos internos; eficiência e equidade do investimento; eficácia da ajuda; sustentabilidade da dívida; financiamento inovador; e mobilização de recursos intersetoriais para a educação. 

O ministro da Educação do Brasil, Camilo Santana, pontuou que muitos desafios ainda precisam ser avançados no mundo todo, mas que diversos países têm boas práticas e lições aprendidas para compartilhar. “Um ponto desses debates que queria destacar é que políticas universais são importantes, mas são insuficientes quando nossas histórias arrastam anos, por vezes séculos, de exclusão e tratamentos diferenciados”, afirmou. Santana ainda leu um trecho da carta que diz: “Educação não é só um imperativo moral, é também uma necessidade econômica e estratégica para acelerar os avanços com vistas ao alcance de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. 

Segundo a diretora-geral adjunta de Educação da Unesco, Stefania Giannini, a Carta de Fortaleza reforça que a educação é um direito humano inegociável e um bem público. “Ela [a carta] sublinha a importância da inclusão e equidade, que são a prioridade número um da presidência do G20 no Brasil, e o papel da educação ao abordar problemas como conflitos, mudanças climáticas e uma necessidade de uma colaboração multisetorial”, disse.   

Giannini ainda completou que o documento defende maneiras de aumentar o financiamento da educação, reconhecendo-a como algo realmente estratégico e como um investimento de longo prazo essencial para o crescimento econômico, sustentável e da paz. “Isso fortalece o papel crucial de professores como agentes de mudança”, concluiu. 

Outro ponto que o documento apresenta é a necessidade de se trabalhar uma abordagem integrada e de aprendizagem ao longo da vida para a educação, focada no fortalecimento e na transformação do sistema educacional em relação aos seguintes aspectos: equidade e inclusão; primeira infância e aprendizagem fundamental; desenvolvimento de aprendizagem e competências ao longo da vida; valorização de professores e da profissão docente; governança e liderança na educação. 

No documento, as lideranças mundiais se comprometem com a promoção e a implementação das medidas propostas na Declaração de Fortaleza, por meio de mecanismos relevantes a nível global, regional, nacional, subnacional e local, com vistas a alcançar o ODS 4. Também destacam a importância de envolver significativamente os jovens, estudantes e professores nos processos de tomada de decisão e implementação. 

Bilaterais – Durante todo o dia, o ministro Camilo Santana e o secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini, participaram de reuniões bilaterais com representantes dos países Peru, Haiti, Itália, Azerbaijão, Líbia e Finlândia, bem como da Global Partnership for Education (GPE).  

Painéis  

Governança e liderança – Nas sessões de revisão do progresso do ODS 4, o MEC foi representado pelo secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino, Maurício Holanda, que abordou o tema “Governança e liderança na educação (Marco de Ação Educação 2030)”. De acordo com Holanda, o Ministério da Educação brasileiro está atento às metas do ODS 4 e, para seu cumprimento, tem trabalhado grandes programas, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas e o Pé-de-Meia. “Esses são programas inspirados ou demandados pelo presidente Lula e implementados pelo MEC que apontam nessa direção de uma educação mais justa e melhor para a educação básica brasileira”, explicou. 

O secretário também ressaltou que, por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), o MEC tem trabalhado três elementos estruturantes a nível de coordenação institucional federativa: o Plano Decenal de Educação, o Plano Nacional de Educação (PNE) e o acompanhamento da tramitação da lei do Sistema Nacional de Educação (SNE). “Trabalhamos justamente a construção dessa colaboração para que todos os estados e municípios tenham seus planos e que sejam bons planos. Também temos a atenção plena para como haverá de ser a tramitação da lei do SNE no Congresso Nacional”, informou. 

Outro ponto destacado por Maurício Holanda diz respeito à valorização dos professores. Segundo ele, o MEC tem dialogado com entidades representativas da categoria, como o sindicato, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). 

Equidade educacional – Outro painel de que o MEC participou foi “Acesso equitativo, qualidade e mobilidade no ensino superior (ODS 4.3, 4.b)”. A Pasta foi representada pela presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Denise Carvalho. Ela apresentou os desafios e as ações do governo brasileiro para promover a equidade, a qualidade e a mobilidade no ensino superior do país. “Somos marcados pela exclusão de uma parte da nossa população em todos os níveis de ensino, mas o atual governo vem trabalhando para assegurar que todos tenham acesso e possam permanecer e concluir os seus cursos, para que haja a transformação dessas pessoas e de suas famílias”, afirmou.  

Carvalho mostrou que o Brasil ainda está distante de atingir os resultados dos países desenvolvidos em relação à educação superior e que há uma forte dificuldade de inclusão da população negra, indígena, com deficiência, além da desigualdade de gênero. Por outro lado, a presidente da Capes reforçou o empenho do governo para superar essa situação — seja por meio de leis, como as que asseguram cotas étnico-raciais, assistência estudantil e salários iguais para as mulheres, seja por meio de políticas de educação inclusiva e investimento na formação, principalmente dos professores da educação básica. “É um governo que promove a inclusão das pessoas na educação de qualidade”, ressaltou.  

A mesa de debates, nesta sexta-feira, 1º de novembro, foi moderada por integrantes da Unesco e teve a participação de ministros da África do Sul, de Cuba, do Catar, da China e da Gâmbia. A presidente da Capes destacou que a escolha do Brasil pelo organismo da Organização das Nações Unidas (ONU) para sediar a reunião global reforça a prioridade da educação na atual gestão do governo brasileiro. “O atual governo está junto da Unesco para alcançar a equidade na educação e a igualdade de gênero, a redução da desigualdade social, para que possamos melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro”, afirmou.  

Semana Ceará: Centro Global da Educação  

Semana – Além da GEM, a Semana Ceará: Centro Global da Educação foi composta pelas atividades do G20 da Educação, que aconteceram de 29 a 31 de outubro no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE). 

  • Leia mais: MEC inicia Semana Ceará: Centro Global da Educação 

GEM – A edição de 2024 da Reunião Global de Educação foi convocada pela Unesco e está ocorrendo em Fortaleza (CE). A GEM, realizada a cada dois anos, é uma das maiores conferências internacionais sobre educação, reunindo ministros da Educação, ministros da Fazenda, a sociedade civil, o setor privado, a academia e jovens de todo o mundo. A GEM 2024 está alinhada com o foco da presidência brasileira do G20, que coloca a questão da equidade e da inclusão no centro. Assim, a reunião visa promover o diálogo multilateral, intersetorial e multissetorial, reconhecendo a educação como equalizador social e força motriz do desenvolvimento sustentável.  

 

Declaração de Fortaleza 

Brasil Unido pela Educação  

Brazil United for Education 

Álbum das bilaterais 

Álbum do encerramento 

Transmissão 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Unesco 

Educação e Pesquisa
Tags: Ministério da Educação MEC Reunião Global da Educação GEM Carta Fortaleza

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