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ESCOLAS CONECTADAS

Aberta etapa de adesão e elaboração do PAF do Educação Conectada

Escolas deverão preencher Plano de Aplicação Financeira da Política de Inovação Educação Conectada para receber recursos em conectividade e tecnologias digitais
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Atualizado em 11/10/2023 11h55
escolas_conectadas.png

O Ministério da Educação (MEC) inicia, nesta quarta-feira, 11 de outubro, o período de adesão e elaboração do Plano de Aplicação Financeira (PAF) da Política de Inovação Educação Conectada (Piec) de 2023. A política, uma das frentes da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, tem o objetivo de apoiar as escolas na contratação de internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica.   

Orientações – Para garantir esses recursos, gestores e secretários educacionais de todo país devem acessar, até o dia 1º de novembro, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo, por meio do endereço https://sispddeinterativo.mec.gov.br/. É necessário formalizar a adesão da escola, responder ao formulário de monitoramento e, depois, preencher o Plano de Aplicação Financeira (PAF).  

Após entrar no site, o gestor deve acessar com seu CPF e senha e, em seguida, realizar os seguintes passos: acessar o módulo “Educação Conectada”; ler as orientações gerais da política de 2023; formalizar a adesão da escola por meio da assinatura digital do termo de adesão e responder às perguntas de monitoramento. O PAF também será definido durante a adesão e determina onde serão usados os recursos nas escolas.  

Análise – Após o encerramento do período de adesão e realização do PAF, o MEC e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vão analisar as inscrições, considerando os critérios de elegibilidade da política e situação de regularidade das escolas no âmbito do PDDE. Apenas escolas em conformidade com os critérios estarão aptas a receber o recurso. Os critérios podem ser consultados na Portaria nº 33/2023, que definiu critérios da Política de Inovação Educação Conectada para repasse de recursos financeiros às escolas públicas de educação básica. 

Neste ano, o Educação Conectada recomenda que o recurso financeiro seja usado prioritariamente para contratação de serviço de acesso à internet, além da implantação de infraestrutura de wi-fi, para distribuição do sinal pelos ambientes da escola. No anexo da referida portaria, é possível encontrar a lista de itens que podem ou não ser adquiridos com o recurso.  

Medidor – Além de responder às perguntas de monitoramento e elaborar o PAF, as escolas também precisam instalar o Medidor Educação Conectada em um dos computadores da unidade usado em atividades pedagógicas. A ferramenta é essencial para o monitoramento da qualidade de internet no país. A instalação dura cerca de cinco minutos e pode ser concluída sem a necessidade de um técnico. 

Os entes que fizeram adesão à Estratégia se comprometem a garantir o monitoramento da velocidade e qualidade do serviço de internet que chega até as escolas mediante a instalação do Medidor Educação Conectada em um computador da unidade. Todas as orientações estão disponíveis no site: https://medidor.educacaoconectada.mec.gov.br/.   

Após acessar a página, clicar em na aba “Downloads e Manuais”, localizada na barra de cima do site à direita, para fazer o download do programa de acordo com o sistema operacional do computador – Windows ou Linux. 

Também está disponível um manual com oitos passos para a instalação e perguntas frequentes. Após a instalação, o computador deve permanecer ligado por, pelo menos, seis horas para que o programa realize a primeira medição de velocidade.  

Escolas Conectadas – A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas é um esforço do governo federal, em colaboração com os sistemas de ensino, para educar com as tecnologias para a cidadania digital, considerando seis eixos: formação e competências, currículo, gestão e transformação digital, recursos educacionais digitais, ambientes e dispositivos, e conectividade.  

 Para atingir esses objetivos, no que se refere ao eixo de conectividade, a Estratégia Nacional vai definir, com base em parâmetros de referência, qual é a conectividade adequada para as escolas, de modo a garantir o uso pedagógico da tecnologia em sala de aula; e coordenar todos os recursos e atores do governo federal envolvidos no tema, garantindo a prioridade de conectar todas as escolas públicas da educação básica do Brasil até 2026.   

 A conectividade adequada para fins pedagógicos permite a realização de atividades pedagógicas e administrativas online; o uso de recursos educacionais e de gestão; o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming com intencionalidade pedagógica; e a disponibilidade de rede sem fio no ambiente escolar, composto por salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas de professores, áreas comuns e setores administrativos.  

 As redes estaduais e municipais de ensino podem aderir ao programa por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). Mais informações podem ser obtidas no número 0800616161 ou pelo chat Serviços do MEC.  

 Cartilha da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas  

  
Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) 

Educação e Pesquisa

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