Notícias
Educação Superior
Governo Federal Inaugura novas instalações do HCPA
Nesta sexta-feira, 30 de junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, inaugurou os blocos B e C do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). As novas instalações ampliaram em 70% a estrutura física da instituição, chegando ao total de 230 mil metros quadrados. O valor total investido na expansão foi de R$ 555,5 milhões, com recursos exclusivos do Ministério da Educação (MEC), que priorizou a verba no Plano Plurianual 2011 e 2012, na gestão da presidenta Dilma Rousseff.
Em seu discurso, o presidente Lula ressaltou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) como forma de universalização do atendimento à saúde para a população brasileira. “Significa dar a todas as pessoas a oportunidade e o direito de ter uma saúde de qualidade e que atenda a necessidade dessas pessoas”, explicou. “Então quando a gente vem inaugurar dois blocos de um hospital que se tornou centro de excelência e um dos mais importante do país, a gente consegue perceber que a gente pode construir um outro Brasil, um país melhor, porque a gente é do amanho que a gente sonha, e teremos a qualidade que quisermos ter”, concluiu.
O Ministro da Educação, Camilo Santana, considerou a inauguração das novas instalações do HCPA uma oportunidade de fortalecer o ensino, a pesquisa, a ciência e a tecnologia. “Esse ato de hoje envolve duas áreas fundamentais para a vida das pessoas, a educação e a saúde. Estamos falando de atendimento à saúde pelo SUS e a pandemia mostrou a importância desse sistema de saúde, que atente a grande maioria do povo brasileiro. Estamos falando de uma unidade de ensino e de pesquisa com mais de 2 mil alunos. Mas eu gostaria de dizer que o governo do presidente Lula vai investir e tem investido na pesquisa, para que a gente possa empregar mais recursos para a ciência, tecnologia e inovação nesse país”, afirmou.
A estudante de medicina do HCPA Marilza Vallejo Belchior também discursou na inauguração e reforçou a importância das ações afirmativas na educação brasileira para que ela pudesse, como aluna de colégio público, negra e cotista, cursar uma universidade federal de medicina. “Há três motivos para eu estar aqui hoje: meu esforço e dedicação para o meu sonho, o empenho dos meus pais e as ações afirmativas do governo. Sou cotista por escola pública e étnica. Então, assim, posso dizer que deu certo! Eu e quem represento estamos chegando lá e, por isso, eu só tenho a agradecer”.
Nadine Clauzell, diretora-presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) agradeceu o investimento do MEC para as obras do hospital de Clínicas de Porto Alegre, como um hospital público universitário. “Graças a isso estamos aqui celebrando. Além de agradecer a honra de tê-los aqui, sabemos da responsabilidade do investimento público nessas duas vertentes [educação e saúde]. Nosso foco agora é olhar para o futuro e trabalhar os projetos que estamos desenvolvendo junto ao MEC, para que essa estrutura seja transformadora da realidade do país, com mais assistência, educação e mais ciência. Também quero dizer que isso é um compromisso assumido com esse dinheiro investindo, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária”, disse.
Investimento – durante a cerimônia, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, assinou a Portaria no 771, que estabelece recursos financeiros para serviços de radioterapia na Santa Casa de Bagé; e a Portaria no 772, que garante recursos federais para hospitais do Rio Grande do Sul.
Participantes – entre as autoridades presentes na cerimônia de inauguração estava o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza; o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; e os seguintes ministros de Estado: Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social; Jader Filho, das Cidades; e Luciana Santos, da Inovação, Ciência e Tecnologia; além da secretária de Educação Superior do MEC, Denise Pires.
Os ex-governadores do Rio Grande do Sul, Tarso Genro e Olívio Dutra, e o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, também estiveram na cerimônia, ao lado de André Tartas, representante dos funcionários do Hospital de Clínicas; Fernando Marroni, o diretor-presidente da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre; Cristian Eduardo silva Santos, superintendente estadual dos Correios do Rio Grande do Sul; Inês Magalhães, vice-presidente de habitação da Caixa Econômica Federal; e Edegar Pretto, diretor-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Também compareceram ao evento os deputados Federais do PT-RS: Maria do Rosário, Bohn Gass, Dionilso Mateus Marcon, Alexandre Lindenmeyer e Reginete Bispo; a deputada Federal Fernanda Melchionna, do PSOL-RS; e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, o deputado estadual Vilmar Zanchin.
Histórico – a conclusão da obra no HCPA ocorreu no final de 2019, com planejamento de ocupação postergado para que a estrutura fosse utilizada emergencialmente no enfrentamento da pandemia de covid-19, consolidando o HCPA como o maior centro de referência no tratamento de alta complexidade da doença no Rio Grande do Sul. Recentemente, foi migrado o Bloco Cirúrgico, que funciona atualmente com 13 salas, mas tem capacidade de ampliação para 40. Futuramente, os blocos B e C devem abrigar novas áreas de Hemodiálise, Endoscopia, Centro de Infusões e Centro Integrado de Oncologia, entre outras.
Os prédios evidenciam a relevância das estruturas para a assistência, o ensino e a pesquisa. O HCPA é um hospital universitário que responde por parcela significativa dos atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, inclusive de alta complexidade. Também promove formação de recursos humanos em saúde e desenvolvimento de pesquisas e inovação na área. Tudo isso resulta em importantes entregas à sociedade, focadas na qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento do país.
HCPA – O Hospital de Clínicas de Porto Alegre é uma instituição pública e universitária, integrante da rede de hospitais universitários do MEC e vinculada academicamente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuando desde 1971, responde por parcela significativa dos atendimentos ao SUS no estado, inclusive de alta complexidade. Em 2022, o HCPA realizou mais de 44 mil procedimentos cirúrgicos, 487 mil consultas presenciais, 41 mil teleconsultas, 3 milhões de exames, 31 mil internações e 346 transplantes.
Como instituição de ensino superior, o Hospital apoia atividades de 17 cursos da UFRGS e possui programas próprios de ensino nos níveis de residência, pós-graduação e estágios, além de produzir pesquisas científicas e gerar inovação em saúde.
Confira a íntegra da transmissão:
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República