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Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2023 Junho Camilo Santana participa da Reunião de Ministros de Educação do G20
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INTERNACIONAL

Camilo Santana participa da Reunião de Ministros de Educação do G20

Em Pune, na Índia, Ministro da Educação apresentou os temas prioritários do MEC para discussão no próximo ano, quando o Brasil assumirá a presidência do G20
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Atualizado em 22/06/2023 16h14
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O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, participou, nesta quinta-feira, 22 de junho, em Pune, na Índia, da Reunião de Ministros de Educação do G20. A reunião encerra a presidência indiana no grupo e marca o protagonismo internacional do Brasil, que assumirá a presidência do G20 no dia 1º de dezembro de 2023, pelo período de um ano. A reunião contou com a presença de ministros da Educação dos 18 países integrantes do grupo, além de 9 convidados. 

Em sua fala, Camilo Santana afirmou que a Presidência da República do Brasil indicou três desafios orientadores gerais para todos os grupos de trabalho: o desenvolvimento sustentável, a reforma das estruturas de governança global e o combate às desigualdades. “Esses grandes objetivos balizam os temas que queremos propor para o nosso Grupo, atentos ao que já foi produzido neste ano e nos anteriores”, defendeu.  

Ao lado do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi; do ministro da Educação da Índia, Dharmendra Pradhan; e do diretor-geral de Educação Infantil, Ensino Primário e Ensino Secundário da Indonésia, Iwan Syahril, o ministro Camilo Santana também destacou, em seu discurso, as ações retomadas pelo Brasil na área da educação, com o apoio do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva: a formação de professores, com valorização da carreira docente; o compartilhamento de conteúdos educativos entre plataformas de ensino; a ênfase na educação para o desenvolvimento sustentável e o engajamento comunitário das escolas. 

A educação passou a ser novamente reconhecida como uma grande prioridade para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Nosso país voltou a ter voz no cenário internacional. Queremos estabelecer parcerias com outras nações em busca da paz e do desenvolvimento. Somos pautados pelos valores da democracia, da cidadania, da diversidade e dos direitos humanos. Acreditamos que o G20, como o grupo de grande de grande influência no âmbito internacional, pode ser crucial para a mudança que esperamos ver no mundo atual, especialmente na área da educação, tão preciosa para os nossos países”                                              Camilo Santana, Ministro da Educação

 

Ao longo de dois dias, o ministro também irá participar de uma série de reuniões bilaterais. Hoje ele se reuniu com a OCDE e Emirados Árabes. Para amanhã, estão previstos encontros com Itália e Singapura. 

Escolas conectadas – Camilo Santana destacou os impactos da pandemia de covid-19, que ampliaram os desafios educacionais, ao mesmo tempo que os meios de acesso digital avançaram rapidamente, mas de maneira desigual. “É preciso universalizar e democratizar o acesso às novas tecnologias. Nesse sentido, no Brasil queremos garantir que todas as escolas tenham conexão adequada à internet, para uso pedagógico. Nessa iniciativa, busca ser dado o direito à educação e propiciar a igualdade de condições a todos os nossos alunos. É preciso que falemos na alfabetização digital, como um meio de fomentar e promover a inclusão social de crianças, jovens e adultos e, consequentemente, como uma maneira significativa de impulsionar o desenvolvimento em nossos países”, afirmou. 

Tempo integral – para Camilo Santana, mais do que nunca, é preciso reforçar os sistemas educacionais, para aumentar o envolvimento de estudantes na escola e diminuir as taxas de evasão escolar. “Por isso, o Brasil tem se preocupado em ampliar o acesso ao ensino integral e técnico profissionalizante, com maior tempo para o aluno no ambiente escolar. Com a ampliação do horário escolar e oferta de educação em tempo integral e profissionalizante, os alunos poderão ter acesso a uma gama mais ampla de oportunidades de aprendizado, para além do currículo tradicional. O Brasil também está empenhado para garantir que todas as crianças possam aprender a ler e escrever na idade certa. Essa é uma habilidade fundamental para as futuras gerações, um compromisso e dever do Estado para com as nossas crianças”, falou.  

O ministro ressaltou, ainda, que os países membros e convidados do G20, em muitos casos, enfrentam desafios educacionais semelhantes aos do Brasil. “Sejamos países desenvolvidos ou em desenvolvimento, podemos fazer ainda mais para melhorar a qualidade e a equidade da educação em nossa sociedade. Esperamos que reuniões como esta possam fomentar o estabelecimento de novas parcerias e iniciativas conjuntas que contribuem para esse objetivo”, disse. 

Comitiva – além do ministro Camilo Santana, fizeram parte da comitiva brasileira a chefe da Assessoria Especial do Gabinete do Ministro, Janaína Carla Farias; a chefe da Divisão para Assuntos Internacionais, Natália Cabral do Rego Barros; o assessor especial para Assuntos Internacionais, Thomaz Alexandre Mayer Napoleão; o diretor de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Rui Vicente Oppermann; e o chefe da Divisão de Cooperação Educacional do Ministério de Relações Exteriores, Francisco Figueiredo de Souza. 

GT em Educação – durante a semana, a equipe do MEC também participou de Reuniões Técnicas do Grupo de Trabalho (GT) em Educação do G20, do qual o Ministério é copresidente neste ano. Eles também participaram do seminário para discutir prioridades definidas pela presidência indiana do G20, como a importância da literacia e da numeracia básicas, no contexto da aprendizagem combinada. A literacia diz respeito ao ensino e à aprendizagem das habilidades de leitura e escrita. Já a numeracia é a capacidade de usar números para contar e habilidades matemáticas para resolver problemas em situações da vida cotidiana. 

Na reunião do GT em Educação, também foram apresentados os relatórios das atividades realizadas pelos países durante a presidência indiana e finalizada a Declaração Ministerial, com assinatura dos ministros e adotada pelos países do G20, com orientações e ações na área.  

Presidência – o atual formato do G20 foi estabelecido em 2008 e, desde então, é o principal foro global de diálogo e coordenação sobre temas econômicos, sociais, de desenvolvimento e de cooperação internacional. Esta será a primeira vez que o Brasil presidirá o G20 em seu atual formato. Para o país, é uma oportunidade única de apresentar seus atributos, credenciais e projetos, prioridades de políticas públicas e relações externas nas áreas de atuação do grupo. 

O G20 possui atualmente de 21 grupos de trabalho, distribuídos em duas “trilhas” – uma coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, com 13 grupos de trabalho; outra, pelo Ministério da Fazenda, com 8 grupos de trabalho –, além de 11 grupos de engajamento com a sociedade civil. 

A programação da presidência do G20 compreenderá mais de uma centena de reuniões oficiais em todo o território nacional, entre as quais a Cúpula de Líderes, cerca de 20 reuniões ministeriais, mais de 50 reuniões de altos funcionários, além de dezenas de eventos paralelos. A Cúpula de Líderes do G20, durante a presidência de turno brasileira, está prevista para ocorrer na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro de 2024. 

G20 – o principal objetivo do G20 é reunir, regularmente, as mais importantes economias industrializadas e emergentes do planeta para debater questões-chave da economia global e promover políticas compatíveis com os resultados obtidos pelo grupo.  

O Grupo dos Vinte é composto por 19 países (Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, República da Coreia, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Türkiye, Reino Unido e Estados Unidos) e a União Europeia.  

Os membros do G20 representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) global, mais de 75% do comércio global e cerca de dois terços da população mundial. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria Internacional 

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