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Notícias

TEMPO INTEGRAL

Escola em Tempo Integral já teve adesão de 1.766 municípios

Em menos de uma semana, 10 estados e o DF já aderiram ao programa. Política ampliará em 1 milhão as matrículas de tempo integral nas escolas brasileiras
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Atualizado em 07/08/2023 19h39
WhatsApp Image 2023-08-02 at 15.21.08 (1).jpeg

Em menos de uma semana, o Programa Escola em Tempo Integral já teve a adesão de 1.766 municípios brasileiros (32%), 10 estados (37%) e o Distrito Federal (DF). Os números correspondem ao levantamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC), na manhã desta segunda-feira, 7 de agosto. Entre os estados que já aderiram ao programa estão Alagoas (AL), Ceará (CE), Maranhão (MA), Pernambuco (PE), Roraima (RR), Tocantins (TO), São Paulo (SP), Paraná (PR) e Rio Grande do Sul (RS), além do DF. 

O Programa Escola em Tempo Integral foi instituído pela Lei 14.640/2023, publicada no Diário Oficial da União, em 1º de agosto. No dia seguinte, 2 de agosto, o Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) foi liberado para estados, municípios e o DF aderirem à política, de forma voluntária. Os detalhes para a participação, bem como a pactuação de metas para a ampliação de matrículas em tempo integral no âmbito do Programa estão disponíveis na Portaria nº 1.495/2023. 

Confira a tabela com os números de adesão por estado:  

Região/UF 

UF 

Municípios que aderiram 

Aderiu 

Nº 

% 

Centro-Oeste  

  

76 

16% 

Distrito Federal  

Sim 

1 

100% 

Goiás  

- 

56 

23% 

Mato Grosso  

- 

13 

9% 

Mato Grosso do Sul  

- 

6 

8% 

Nordeste  

  

1014 

57% 

Alagoas  

Sim 

66 

65% 

Bahia  

- 

249 

60% 

Ceará  

Sim 

125 

68% 

Maranhão  

Sim 

140 

65% 

Paraíba  

- 

136 

61% 

Pernambuco  

Sim 

75 

41% 

Piauí  

- 

116 

52% 

Rio Grande do Norte  

- 

77 

46% 

Sergipe  

- 

30 

40% 

Norte  

  

134 

30% 

Acre  

- 

12 

55% 

Amapá  

- 

1 

6% 

Amazonas  

- 

19 

31% 

Pará  

- 

47 

33% 

Rondônia  

- 

12 

23% 

Roraima  

Sim 

4 

27% 

Tocantins  

Sim 

39 

28% 

Sudeste  

  

337 

20% 

Espírito Santo  

- 

14 

18% 

Minas Gerais  

- 

165 

19% 

Rio de Janeiro  

- 

41 

45% 

São Paulo  

Sim 

117 

18% 

Sul  

  

205 

17% 

Paraná  

Sim 

61 

15% 

Rio Grande do Sul  

Sim 

88 

18% 

Santa Catarina  

- 

56 

19% 

Total Geral 

10 

1766 

32% 

 
Fonte: Elaborado pela SEB, com base nos dados do Simec – 7 de agosto de 2023.   

Adesão – A adesão ao programa contempla toda a educação básica brasileira, da creche ao ensino médio, desde que sejam etapas prioritárias do ente federado. Para os municípios, essas etapas devem ser obrigatoriamente na educação infantil e no ensino fundamental. Já para os estados, a prioridade será o ensino fundamental e médio. Serão consideradas matrículas criadas ou convertidas a partir de janeiro de 2023 e novas matrículas para 2024.  

Todos os entes federados serão contemplados a partir de critérios de equalização, com base na capacidade de financiamento de cada ente. Ao longo de todo o cronograma de adesão, as secretarias de Educação terão disponíveis tutoriais, plantão de dúvidas e atendimento via suporte técnico, pela Central de Atendimento do MEC, por meio do telefone 0800 616161.  

Programa – O Programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia para induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica. Coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, sua finalidade é viabilizar o cumprimento da meta 6 do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014), política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.   

O programa visa ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil já em 2023. Um investimento de R$ 4 bilhões vai permitir que estados, municípios e o Distrito Federal possam expandir a oferta de jornada em tempo integral em suas redes. Depois, a meta é alcançar, até o ano de 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.     

Além disso, a política inclui estratégias de assistência técnica para a oferta de um projeto-político-pedagógico que assegure o direito de crianças e jovens a uma formação integral de qualidade. O objetivo é ampliar e diversificar oportunidades educativas, socioemocionais, culturais, artísticas, científicas, tecnológicas e esportivas.   

Uma das primeiras ações para a assistência técnica começou nesta semana, o Ciclo de Seminários do Programa: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral, com etapas regionais de debate. A iniciativa é a primeira do Programa, com o objetivo de orientar as redes de ensino e profissionais da educação na perspectiva do currículo.   

Nas próximas etapas, estão previstas ações para formação de educadores, fomento a projetos inovadores, estímulo a arranjos intersetoriais para prevenção e proteção social, melhoria de infraestrutura, além da criação de indicadores de avaliação e sistema de avaliação continuada.     

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica  

 

 

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