RESUMO
O QUE É: Programa de mobilidade acadêmica regional entre países do Mercosul voltado para os cursos de graduação acreditados pelo Sistema ARCU-SUL, com foco na integração regional e na internacionalização da educação superior.
ETAPA DE ENSINO: Ensino Superior
UNIDADE RESPONSÁVEL: Secretaria de Educação Superior (Sesu), Coordenação-Geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior (CGAI)
LANÇAMENTO: 2014
PARCEIROS: Participação de instituições do Brasil, Argentina, Colômbia, Bolívia, Paraguai e Uruguai.
APRESENTAÇÃO
O Programa de Mobilidade Acadêmica Regional para Cursos Acreditados pelo Sistema ARCU-SUL (MARCA) é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul para promover a mobilidade de estudantes de graduação e professores/coordenadores entre os países membros e associados do Mercosul. Entre seus principais objetivos estão a internacionalização da educação superior, o estímulo à cooperação entre instituições de ensino e a integração regional entre os membros do Mercosul.
Organizada em triênios, a mobilidade ocorre sempre no segundo semestre de cada ano pelo período máximo de 5 meses, contando com auxílios pagos pelos países de origem e de destino. É garantido, pela universidade de origem, o pleno reconhecimento acadêmico das atividades desenvolvidas na universidade de destino.
Atualmente, o programa engloba mobilidades dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Enfermagem, Medicina, Odontologia, Engenharias, Arquitetura, Economia e Geologia para universidades na Argentina, Colômbia, Bolívia, Paraguai e Uruguai. A 13ª Edição do Programa Marca (2025-2027) conta com 13 projetos acadêmicos com participação brasileira, o que envolve 24 universidades brasileiras e 42 cursos de graduação.