RESUMO
O QUE É: A Conferência das Partes (COP) é o maior evento global das Nações Unidas para discussão e negociações sobre as mudanças do clima. O encontro é realizado anualmente e a presidência se alterna entre as cinco regiões reconhecidas pela ONU.
UNIDADE RESPONSÁVEL: Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro da Educação.
APRESENTAÇÃO
Em 2025, o Brasil sedia a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), que acontece em Belém, no Pará. A cidade escolhida oferece ao mundo uma plataforma única para debater soluções para a mudança do clima com os pés fincados no coração da Amazônia. Como país anfitrião, o Brasil está comprometido em fortalecer o multilateralismo e a implementação do acordo de Paris.
Para isso, a presidência da COP 30 estruturou a Agenda de Ação como um dos pilares das COPs, com o objetivo de transformar compromissos em ações concretas, dando transparência ao impacto das soluções já em curso – no verdadeiro espírito de um “mutirão” global contra a crise climática.
A agenda está estruturada em 30 objetivos-chave. Educação corresponde ao Objetivo-chave nº 18 da Agenda de Ação, voltado à promoção da educação, capacitação e geração de empregos como estratégias para enfrentar a mudança do clima, dentro do Eixo V – Promoção do Desenvolvimento Humano e Social.
A COP 30 representa uma oportunidade única para consolidar o progresso, reforçar compromissos globais e assegurar que a educação seja firmemente estabelecida como pilar estratégico das políticas climáticas, mantendo-a no centro das negociações globais, defendendo as metas educacionais consagradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
