Quais são exemplos de critérios de mérito e desempenho aceitos para a escolha de diretores?
Atualizado em24/03/2025 14h13
São orientados os critérios de mérito e desempenho aqueles alinhados com a Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar que se encontram na Base Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar (BNCC – Diretor Escolar). Logo, neste documento são organizadas e orientadas as seguintes competências: Dimensão Político-Institucional; Dimensão Pedagógica; Dimensão Administrativo-Financeira; Dimensão Pessoal & Relacional.
Baseada nesta Matriz de Competências são exemplos de critérios aceitos:
Formação acadêmica: Titulação em nível de graduação e pós-graduação na área de educação, gestão escolar ou áreas afins.
Experiência profissional: Tempo de serviço no magistério e experiência em cargos de gestão escolar.
Certificação e cursos de formação: Certificação e cursos de formação nos temas/áreas pertinentes à gestão escolar, como: Liderança da gestão da escola; Implementação e coordenação da gestão democrática na escola; Planejamento Pedagógico; Coordenação da gestão curricular e os métodos de aprendizagem e avaliação, entre outros. Estes são exemplos não exaustivos de certificações e cursos que orientamos para o processo de seleção do Diretor Escolar.
Avaliação de conhecimentos: Pode incluir provas escritas ou outros métodos para avaliar o conhecimento dos candidatos sobre gestão escolar, legislação educacional, pedagogia e outras áreas relevantes.
Avaliação de desempenho: Avaliação do desempenho em funções anteriores, participação em projetos e programas educacionais, resultados alcançados na gestão escolar.
Avaliação de um plano de trabalho e/ou Plano de gestão: Apresentação de um plano de gestão de forma a avaliar a capacidade de planejamento e execução de projetos.