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O Conselho Nacional de Educação (CNE) tem por missão a busca democrática de alternativas e mecanismos institucionais que possibilitem, no âmbito de sua esfera de competência, assegurar a participação da sociedade no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação da educação nacional de qualidade.
As atribuições do Conselho são normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da Educação. O CNE é composto pela Câmara de Educação Básica (CEB) e pela Câmara de Educação Superior (CES), as quais são constituídas, cada uma, por 12 conselheiros e conselheiras. O Conselho Pleno (CP), por sua vez, é composto pelos conselheiros e conselheiras de ambas as Câmaras.
Compete ao Conselho e às Câmaras exercerem as atribuições conferidas pela Lei 9.131/95, emitindo pareceres e decidindo privativa e autonomamente sobre os assuntos que lhe são pertinentes, cabendo, no caso de decisões das Câmaras, recurso ao Conselho Pleno.
Informações mais detalhadas relativas às atividades do CNE estão disponibilizadas por meio do link: https://www.gov.br/mec/pt-br/cne
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Composição do Conselho Nacional de Educação em 2024
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Presidente do CNE: Cesar Callegari
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Câmara de Educação Básica
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Câmara de Educação Superior
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Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva (Presidente da Câmara)
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Otavio Luiz Rodrigues Jr. (Presidente da Câmara)
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Heleno Manoel Gomes de Araújo Filho (Vice-Presidente da Câmara)
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Luciane Bisognin Ceretta (Vice-Presidente da Câmara)
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Cesar Callegari (Presidente do CNE)
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Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca (Membro nato)
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Cleunice Matos Rehem
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André Guilherme Lemos Jorge
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Gastão Dias Vieira
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Celso Niskier
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Givânia Maria da Silva
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Elizabeth Regina Nunes Guedes
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Ilona Maria Lustosa Becskehazy Ferrão de Sousa
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Henrique Sartori de Almeida Prado
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Israel Matos Batista
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Ludhmila Abrahão Hajjar
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Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt (Membro nato)
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Maria Paula Dallari Bucci
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Leila Souza Perussolo
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Mauro Luiz Rabelo
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Márcia Teixeira Sebastiani
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Mônica Sapucaia Machado
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Mariana Lúcia Agnese Costa e Rosa
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Paulo Fossatti
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CNE em números (2024)

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Pareceres e Diretrizes aprovados em 2024
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CP
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- Parecer CNE/CP nº 3/2024, aprovado em 23 de janeiro de 2024 - Reexame do Parecer CNE/CP nº 19, de 11 de abril de 2023, que reexaminou o Parecer CNE/CP nº 30, de 8 de novembro de 2022, que tratou da proposta de estruturação dos Catálogos Nacionais de cursos de Educação Profissional e Tecnológica em áreas tecnológicas, Eixos Tecnológicos e as Áreas Tecnológicas Organizadoras do Catálogo de Cursos Técnicos e Tecnológicos.
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- Parecer CNE/CP nº 4/2024, aprovado em 12 de março de 2024 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissional do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, de formação pedagógica para graduados não licenciados e de segunda licenciatura).
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- Parecer CNE/CP nº 11/2024, aprovado em 9 de maio de 2024 - Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão do estado de calamidade pública causado pelos eventos climáticos no estado do Rio Grande do Sul.
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- Resolução CNE/CP nº 1, de 2 de janeiro de 2024 - Altera o Art. 27 da Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).
- Resolução CNE/CP nº 2, de 4 de abril de 2024 - Dispõe sobre a incorporação aos Catálogos Nacionais de Cursos Técnicos (CNCT) e de Cursos Superiores de Tecnologia (CST), de Áreas Tecnológicas aos respectivos Eixos Tecnológicos.
- Resolução CNE/CP nº 3, de 13 de maio de 2024 - Define diretrizes orientadoras aos sistemas de ensino, instituições e redes escolares, públicas, privadas, comunitárias e confessionais, para a retomada segura das aulas na Educação Básica e na Educação Superior em razão do estado de calamidade pública causado pelos eventos climáticos no estado do Rio Grande do Sul.
- Resolução CNE/CP nº 4, de 29 de maio de 2024 - Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura).
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CEB
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CES
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- Parecer CNE/CES nº 331/2024, aprovado em 12 de junho de 2024 - Revisão da Resolução CNE/CES nº 7, de 11 de dezembro de 2017, que "Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação stricto sensu".
- Parecer CNE/CES nº 442/2024, aprovado em 3 de julho de 2024 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Moda, bacharelado.
- Parecer CNE/CES nº 443/2024, aprovado em 3 de julho de 2024 - Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso da área da saúde: Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, licenciatura e bacharelado.
- Parecer CNE/CES nº 444/2024, aprovado em 3 de julho de 2024 - Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos da área da saúde: Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fonoaudiologia, bacharelado.
- Parecer CNE/CES nº 445/2024, aprovado em 3 de julho de 2024 - Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos da área da saúde: Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição, bacharelado.
- Parecer CNE/CES nº 446/2024, aprovado em 3 de julho de 2024 - Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso da área da saúde: Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, bacharelado.
- Parecer CNE/CES nº 454/2024, aprovado em 2 de agosto de 2024 - Reexame do Parecer CNE/CES nº 952/2023, que tratou da Revisão da Resolução CNE/CES nº 2, de 17 de junho de 2010, que instituiu as Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
- Parecer CNE/CES nº 455/2024, aprovado em 2 de agosto de 2024 - Dispõe sobre o marco regulatório das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Lei nº 12.881, de 12 de novembro de 2013).
- Parecer CNE/CES nº 456/2024, aprovado em 2 de agosto de 2024 - Dispõe sobre o perfil Identitário das Instituições Privadas Sem Fins Lucrativos Confessionais (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – LDB, artigo 20).
- Parecer CNE/CES nº 457/2024, aprovado em 2 de agosto de 2024 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Ciências Políticas, bacharelado.
- Parecer CNE/CES nº 497/2024, aprovado em 15 de agosto de 2024 - Reexame do Parecer CNE/CES nº 767/2019, que tratou de consulta sobre registro de diplomas de cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) expedidos por instituições não detentoras de prerrogativas de autonomia universitária, com base nas Resoluções CNE/CES nº 1/2008, CNE/CES nº 7/2017 e na Lei nº 9.394/1996.
- Parecer CNE/CES nº 764/2024, aprovado em 4 de dezembro de 2024 - Reexame do Parecer CNE/CES nº 575/2023, de 9 de agosto de 2023, que tratou da Alteração da Resolução CNE/CES nº 1, de 25 de julho de 2022, que dispõe sobre as normas referentes à revalidação de diplomas de cursos de graduação e ao reconhecimento de diplomas de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), expedidos por estabelecimentos estrangeiros de Ensino Superior.
- Resolução CNE/CES nº 1, de 27 de março de 2024 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado.
- Resolução CNE/CES nº 2, de 19 de dezembro de 2024 - Dispõe sobre a revalidação de diplomas de cursos de graduação e sobre o reconhecimento de diplomas de pós-graduação stricto sensu expedidos por universidades estrangeiras.
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COMISSÕES DO CNE
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Comissões do Conselho Pleno (CP)
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Formação Inicial e Continuada de Professores e Gestores da Educação
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Sistema Nacional de Educação
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Integração e Relações Internacionais
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Base Nacional Comum Curricular BNCC e Avaliação da Educação Básica
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Educação Especial
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Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Bilíngue de Surdos (Libras/Língua Portuguesa)
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Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida (EALV)
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Política Nacional Integrada para Primeira Infância
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Educação Profissional e Tecnológica no Brasil
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Diploma de Mérito Educacional e Sessão de Homenagem às instituições de ensino
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Educação Ambiental e Mudanças Climáticas
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Estudos sobre a Utilização de Inteligência Artificial na Educação
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Comissão Bicameral para estudos normativos para a oferta da Educação Básica (modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA) e da Educação Superior no sistema penitenciário federal
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Comissões da Câmara de Educação Básica (CEB)
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Educação das Relações Étnico-raciais e o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e Lei nº 11.645/2008 (Obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena)
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Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a elaboração das Diretrizes Operacionais Nacionais para a Implementação dos Itinerários Formativos de Aprofundamento
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Artes – Normas complementares a BNCC
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Educação Integral em Tempo Integral
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Diretrizes Curriculares Nacionais da EJA
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Comissões da Câmara de Educação Superior (CES)
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Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos da área da saúde
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Revisar as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Geografia
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Estudo da alteração da legislação que trata do FIES – Fundo de Financiamento Estudantil, a fim de abrigar o conceito de bolsa integral, não restituível, a todos os alunos dos cursos plenos de Licenciatura, em todas as áreas
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Comissão para analisar os aspectos regulatórios, avaliativos e de expansão de cursos de Medicina no Brasil
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Comissão para atualização da Resolução CNE/CES nº 7, de 11 de dezembro de 2017, que "Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação stricto sensu"
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Revisão geral das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito, estabelecidas pela Resolução CNE/CES nº 5, de 17 de dezembro de 2018
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Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Medicina
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Novo Marco Regulatório da Educação a Distância – EaD
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Comissão para tratar do reexame do Parecer CNE/CES nº 573/2023, relativo à alteração da Resolução CNE/CES nº 1/2022, que dispõe sobre normas referentes à revalidação de diplomas de cursos de graduação e ao reconhecimento de diplomas de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), expedidos por estabelecimentos estrangeiros de Educação Superior.
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