Como Funciona
O Projeto Acelera NIT Brasil tem como objetivo fortalecer os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das universidades federais do país por meio da inovação, do empreendedorismo e da sustentabilidade. Os objetivos da iniciativa são promover a profissionalização e a estruturação dos NITs e ampliar seu impacto no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O Acelera NIT Brasil está estruturado em quatro eixos estratégicos, que orientam as trilhas de formação e o suporte oferecido:
- Gestão e Governança dos NITs – Fortalecimento da estrutura organizacional, modelos de gestão e compliance dos NITs;
- Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia – Capacitação para proteção, licenciamento e comercialização de ativos tecnológicos;
- Empreendedorismo e Inovação Aberta – Incentivo à cultura empreendedora, apoio à criação de startups e conexões com o setor produtivo; e
- Instrumentos Legais e Fomento à Inovação – Aplicação de marcos regulatórios, captação de recursos e incentivo a parcerias estratégicas.
Os NITs selecionados via edital serão avaliados com base em uma Matriz de Maturidade, que define seu nível de desenvolvimento em três categorias:
- Nascente - início das atividades;
- Intermediário - em fase de estruturação; e
-
Consolidado - forte atuação no ecossistema de inovação.
Considerando essa classificação, os conteúdos de formação e o suporte financeiro serão adaptados para cada realidade, garantindo um crescimento estratégico e sustentável.
Os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) interessados em participar devem atender aos critérios do projeto descritos no edital. Nesta primeira edição, em 2025, até 20 NITs serão selecionados.