Caso não esteja visualizando este e-mail corretamente "clique aqui"
Informe Auxílio e Cadastro nº 837  • 24 de Maio de 2022               
 

Famílias incluídas em Averiguação Cadastral receberão mensagens via novo aplicativo do Cadastro Único

O aplicativo facilitará a comunicação com as famílias com dados inconsistentes que ainda não regularizaram seus cadastros
 

A partir desta terça-feira, 24 de maio, as famílias do Cadastro Único vão poder conferir via aplicativo se seus cadastros foram incluídos no processo de Averiguação Cadastral 2022 por estarem com informações de renda inconsistentes quando comparadas com outros registros federais. As cerca de 5,1 milhão de famílias que ainda não regularizaram seus cadastros vão poder consultar mensagem específica contendo os prazos para atualização cadastral, os benefícios sociais que recebem e os dados das pessoas com informações de renda divergentes do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), banco de dados de trabalho formal e benefícios previdenciários, assistenciais ou trabalhistas usado na comparação com o Cadastro Único.

O novo aplicativo do Cadastro Único, que está disponível nas lojas Android e IOS e também pode ser acessado pela internet no endereço http://cadunico.cidadania.gov.br, vai facilitar a comunicação com as famílias cadastradas que precisam regularizar os seus registros. Ao ingressar com seus dados no aplicativo, seja pelo gov.br ou por meio da Consulta Simples, as famílias incluídas em Averiguação Cadastral e ainda com pendência verão um bannervermelho com a seguinte informação:




 

Termo de Adesão ao Programa Auxílio Brasil e ao Cadastro Único já está disponível para assinatura eletrônica

Nesta semana, o Programa Auxílio Brasil ganha ainda mais institucionalidade. Após a publicação de Lei, Decretos e Portarias, o Ministério da Cidadania (MC) lança a  Instrução Normativa nº 16, de 20 de maio de 2022, sobre os procedimentos para assinatura eletrônica do Termo de Adesão - importante instrumento que formaliza a participação dos municípios, estados e Distrito Federal na gestão descentralizada do PAB e do CadÚnico.

Todos os procedimentos são realizados de forma eletrônica, sem a necessidade de enviar qualquer documento físico ao Ministério da Cidadania. Quem deve assinar o Termo de Adesão no município é o Prefeito, e no estado, o Governador. Mas, o primeiro passo é de responsabilidade do/a Coordenador/a Municipal ou Estadual diretamente no Sistema de Gestão do PAB (SigPAB), que substituiu o SigPBF. 

O Ministério da Cidadania possui um chat voltado ao atendimento exclusivo aos técnicos e gestores municipais. O atendimento é feito on-line, em tempo real, e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.

O link para acesso é http://chat.mdsvector.site/chat-mds/index.php/. 

 

Assuntos sobre Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal

Ao Secretário Nacional do Cadastro Único

Sr. Tércio Almir Brandão Santana
Secretaria Nacional do Cadastro Único
Ministério da Cidadania
Esplanada dos Ministérios, Bloco "A", 3° andar
CEP 70054-906 – Brasília – DF

Assuntos relacionados ao Programa Auxílio Brasil

Ao Secretário Nacional de Renda de Cidadania

Sr. Àtila Brandão de Oliveira Júnior
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania 
Ministério da Cidadania
SMAS, Trecho 3, Quadra 2, Lote 1, Ed. The Union, 2º Andar
CEP 71215-300 – Brasília – DF

Fique atento a esta dica para melhorar a visualização do boletim.

Alguns provedores de emails desativam as imagens da mensagem para proteger o usuário de remetentes desconhecidos, como criadores de spams, que utilizam imagens e links para verificar se o endereço de e-mail do usuário é verdadeiro.

Com isso, caso o computador ou a conta de email não estejam ajustados corretamente, a mensagem do informe pode parecer truncada ou desconfigurada.

Caso esteja com dificuldade de visualizar o Informe Auxílio Brasil
 na sua integralidade, clique com o botão direito do mouse na mensagem e selecione a opção “baixar imagens”.

Caso o problema persista, entre em contato pelo email
informebolsaecadastro@cidadania.gov.br ou acesse os informes por meio da página do Ministério da Cidadania.


Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para
informebolsaecadastro@cidadania.gov.br com o assunto "INCLUIR AUXÍLIO BRASIL INFORMA".