Caso não esteja visualizando este e-mail corretamente "clique aqui"
Informe Auxílio e Cadastro nº 819 • 28 de janeiro de 2022

Prazo para prestação de contas do IGD termina no próximo dia 31

Termina no dia 31 de janeiro (segunda-feira) o prazo para estados e municípios lançarem, no SuasWeb, a prestação de contas dos recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), referente a 2020, aos respectivos Conselhos de Assistência Social. Próximo do término do prazo, cerca de 30% dos municípios ainda precisam informar ao Ministério da Cidadania ter apresentado aos conselhos as contas dos gastos feitos com os recursos do IGD em 2020. Acre, Espírito Santo, Pernambuco e Piauí têm grande parte de municípios sem registro das informações. Os Estados e municípios que não enviarem os dados até esta data terão o repasse dos recursos de gestão suspenso. 

Ministério da Cidadania oferece cursos gratuitos online

Inscrições estão abertas até 18 de fevereiro de 2022

O Portal Capacitação Cidadania está com inscrições abertas para cursos de curta duração gratuitos e online. Dezenas de oportunidades de capacitação estão disponíveis para os gestores de programas usuários do Cadastro Único, como os cursos: Cadastro Único: conhecer para incluir e Capacitação para gestores de programas usuários do Cadastro Único, além de novidades, como: “Esporte, Lazer e Inclusão Social”, “Práticas de Literacia Familiar nas visitas domiciliares do programa Criança Feliz” e “Atenção no SUAS a crianças e adolescentes vítimas ou testemunha de violência”.  

As capacitações são oferecidas por meio de aulas dinâmicas, vídeos e podcasts, textos, atividades e jogos interativos. Os conteúdos são fruto de parcerias entre o Ministério da Cidadania e instituições científicas, tecnológicas e de inovação.   

As inscrições para as turmas do bimestre (janeiro/fevereiro) estarão abertas até o dia 18 de fevereiro de 2022, às 23h59. Os participantes inscritos em um ou mais cursos terão até o dia 28 de fevereiro de 2022 para concluir as atividades dos cursos. Para receber a certificação, o participante deverá realizar a Avaliação de Reação e Teste Final, alcançando um desempenho mínimo de 60%. 

Como participar: 

Para realizar o curso, é imprescindível que você realize o seu cadastro completo no Portal Capacitação Cidadania, conforme indicam os passos abaixo:   

Acesse o Portal Capacitação Cidadania;   

Se é a primeira vez que você acessa, selecione no canto esquerdo a opção “Novo usuário” e preencha os dados solicitados.  

Em seguida, realize o acesso digitando o CPF e a senha.  

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) aparecerá e você poderá acessar o curso. 

Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail suporte.ead@mds.gov.br

 

Alerta sobre cursos e capacitações

O Ministério da Cidadania tem recebido questionamentos a respeito de supostos cursos ofertados por empresas privadas, voltados à capacitação para gestão do Cadastro Único e do Programa Auxílio Brasil. Além do Ministério da Cidadania não reconhecer estes cursos, não recomenda contratações desse tipo.  

Todos os cursos ofertados pelo MC e por seus parceiros são inteiramente gratuitos para os participantes. O Ministério da Cidadania, na qualidade de coordenador das políticas é responsável pela geração de informações oficiais, detém as versões mais atualizadas acerca dos temas relacionados aos planos, políticas, programas, projetos, serviços e ações no âmbito deste ministério.

 

Assim, como não há qualquer controle sobre o conteúdo ministrado por cursos ofertados por instituições externas, não há nenhuma garantia de que os procedimentos informados nestes cursos estão corretos, o que pode ocasionar problemas de operação e transtornos para os gestores, impactando também na qualidade do atendimento aos cidadãos usuários das políticas socioassistenciais em questão.

 

Em caso de irregularidade, denuncie pelos canais oficiais do Ministério da Cidadania: Telefone 121 ou Formulário Eletrônico.

 

Os cursos disponibilizados pelo Ministério da Cidadania podem ser consultados em: https://www.gov.br/cidadania/pt-br/servicos/sagi/formacoes-presenciais ou acessados diretamente pelo Portal Capacitação Cidadania.

 

Em casos de dúvidas, necessidade de informações atualizadas ou demanda por capacitação, entre em contato com a Central de Relacionamento.

 

31 de janeiro
Data-limite para solicitar ações de administração de benefícios no módulo Administração Off-line/SigPBF com efeito na folha de pagamento de fevereiro de 2022.

02 de fevereiro
Data-limite para realizar ações de administração de benefícios/manutenção de benefícios no Sibec com repercussão/efeito na folha de pagamento de fevereiro de 2022.

03 a 06 de fevereiro
Indisponibilidade do módulo de manutenção do Sibec para ações de administração de benefícios pelos municípios e início da geração da folha de pagamento do PAB de fevereiro de 2022.

12 de fevereiro
Repercussão das informações cadastrais das famílias beneficiárias no Sibec.

 
 

O Ministério da Cidadania possui um chat voltado ao atendimento exclusivo aos técnicos e gestores municipais. O atendimento é feito on-line, em tempo real, e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.

O link para acesso é http://chat.mdsvector.site/chat-mds/index.php/. 

  _____________________                                      
Chat

Formulário
Eletrônico

121

E-mail
 

Assuntos sobre Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal

Ao Secretário Nacional do Cadastro Único

Sr. Tércio Almir Brandão Santana
Secretaria Nacional do Cadastro Único
Ministério da Cidadania
Esplanada dos Ministérios, Bloco "A", 3° andar
CEP 70054-906 – Brasília – DF

Assuntos relacionados ao Programa Auxílio Brasil

Ao Secretário Nacional de Renda de Cidadania

Sr. Àtila Brandão de Oliveira Júnior
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania 
Ministério da Cidadania
SMAS, Trecho 3, Quadra 2, Lote 1, Ed. The Union, 2º Andar
CEP 71215-300 – Brasília – DF

Fique atento a esta dica para melhorar a visualização do boletim.

Alguns provedores de emails desativam as imagens da mensagem para proteger o usuário de remetentes desconhecidos, como criadores de spams, que utilizam imagens e links para verificar se o endereço de e-mail do usuário é verdadeiro.

Com isso, caso o computador ou a conta de email não estejam ajustados corretamente, a mensagem do informe pode parecer truncada ou desconfigurada.

Caso esteja com dificuldade de visualizar o Informe Auxílio Brasil
 na sua integralidade, clique com o botão direito do mouse na mensagem e selecione a opção “baixar imagens”.

Caso o problema persista, entre em contato pelo email
informebolsaecadastro@cidadania.gov.br ou acesse os informes por meio da página do Ministério da Cidadania.


Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para
informebolsaecadastro@cidadania.gov.br com o assunto "INCLUIR AUXÍLIO BRASIL INFORMA".