Notícias

Defesa Civil Nacional envia equipe para verificar estragos causados por fortes chuvas em Itaberaba (BA)

Equipe do MDR vai auxiliar o município nos pedidos de reconhecimento de situação de emergência e de repasse de recursos
Publicado em 29/11/2021 19h08 Atualizado em 30/11/2021 10h21
Defesa Civil

Equipe do Gade se reuniu nesta segunda-feira com o prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (Foto: Divulgação)

Brasília (DF) – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) enviou, nesse domingo (28), uma equipe do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) à cidade de Itaberaba, na Bahia, para verificar in loco os estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município no sábado (27). Até o momento, 30 pessoas foram afetadas pela ocorrência, sendo que 18 estão desalojadas. Além disso, duas pessoas morreram em razão do desastre.

Liderada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do MDR, coronel Alexandre Lucas, a equipe do Governo Federal se reuniu, na manhã desta segunda-feira (29), com o prefeito da cidade, Ricardo Mascarenhas, e com representantes da Defesa Civil estadual e municipal, bombeiros e outras autoridades.

“Nosso objetivo aqui é agilizar o reconhecimento dos processos de situação de emergência, liberar, com rapidez, recursos necessários para o restabelecimento de serviços essenciais, socorro, assistência e recuperação, além de dar apoio na gestão do desastre”, destaca o coronel Alexandre Lucas.

Consequências da chuva

No centro de Itaberaba, parte do asfalto de duas avenidas foi arrancada e crateras se formaram no local. Já na zona rural, algumas comunidades ficaram ilhadas. Além disso, quatro bairros foram atingidos com maior intensidade – Campo do Governo, Alameda das Umburanas, Barro Vermelho e Brisas da Chapada.

Previsão

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), para esta terça-feira (30), há indicação de instabilidade e possibilidade de pancadas de chuvas torrenciais em Itaberaba e, também, em outras áreas do estado da Bahia.