O que é o Programa Águas Brasileiras?

Ampliar a quantidade e a qualidade da água disponível para consumo e para o setor produtivo, de forma a fomentar o desenvolvimento regional e garantir mais qualidade de vida para a população. Com esse objetivo, o Governo Federal lançou o Programa Águas Brasileiras, que conta com a participação dos ministérios do Desenvolvimento Regional (MDR), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Meio Ambiente (MMA), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com estados e municípios.

Plataforma Águas Brasileiras

Com previsão de lançamento para julho de 2021, a Plataforma Águas Brasileira é uma ferramenta digital que fará a conexão entre projetos para revitalização de bacias hidrográficas e organizações e empresas que desejem apoiar essas iniciativas.

Edital de seleção de projetos

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) lançou edital de chamamento público para inscrição de projetos de revitalização de bacias hidrográficas no País. O objetivo é selecionar projetos que contemplem o uso sustentável dos recursos naturais e a melhoria da disponibilidade de água em quantidade e qualidade para os usos múltiplos.

Articulação interministerial

Um dos objetivos do Programa Águas Brasileiras é dar destaque a iniciativas que já estão sendo desenvolvidas pelos Ministérios participantes e que têm a água como elemento essencial.

Manual de uso da Marca

O manual de identidade visual do Programa Águas Brasileiras é um material de consulta para a aplicação correta de marcas e selos do Governo Federal em banners, folders, cartazes, placas, entre outros. O uso correto dessas marcas ajuda os cidadãos a terem acesso às informações e aos seus direitos sociais.

Notícias

Governo lança programa para revitalizar bacias hidrográficas e garantir água em quantidade e qualidade em todo o Brasil

Programa Águas Brasileiras  conta com a participação de cinco ministérios, de governos estaduais e da sociedade civil. Uma das metas é atrair investimentos privados para projetos de recuperação e preservação de áreas degradadas nas principais bacias hidrográficas do País

Leia mais