Inscrições para o segundo edital de seleção do Programa Águas Brasileiras podem ser feitas até 04 de dezembro

Objetivo é selecionar projetos de revitalização de bacias hidrográficas que receberão chancela do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para a captação de patrocínios privados

Conheça os projetos selecionados no edital do Programa Águas Brasileiras

O MDR selecionou, por meio de edital, 26 projetos de revitalização de bacias hidrográficas, que contemplam mais de 250 municípios de 10 estados. Foram escolhidos 16 projetos para a Bacia do Rio São Francisco, dois para a do Rio Parnaíba, dois para a do Rio Taquari e seis para a do Rio Tocantins-Araguaia. Clique e conheça mais sobre cada um dos projetos

O que é o Programa Águas Brasileiras?

Ampliar a quantidade e a qualidade da água disponível para consumo e para o setor produtivo, de forma a fomentar o desenvolvimento regional e garantir mais qualidade de vida para a população. Com esse objetivo, o Governo Federal lançou o Programa Águas Brasileiras, que conta com a participação dos ministérios do Desenvolvimento Regional (MDR), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Meio Ambiente (MMA), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com estados e municípios.

Selo Aliança pelas Águas Brasileiras

As empresas parceiras do Programa Águas Brasileiras vão receber o Selo Aliança pelas Águas Brasileiras, que simboliza a atuação dos parceiros na proteção das águas do País. Na estampa está o pato-mergulhão – embaixador das águas brasileiras e uma das aves mais ameaçadas de extinção das Américas, que vive e se reproduz apenas em rios e cursos d’água extremamente limpos.

Plataforma Águas Brasileiras

Com previsão de entrar em funcionamento em janeiro de 2022, a Plataforma Águas Brasileira é uma ferramenta digital que fará a conexão entre projetos para revitalização de bacias hidrográficas e organizações e empresas que desejem apoiar essas iniciativas.

Articulação interministerial

Um dos objetivos do Programa Águas Brasileiras é dar destaque a iniciativas que já estão sendo desenvolvidas pelos Ministérios participantes e que têm a água como elemento essencial.

Seminário das Águas Brasileiras

Para celebrar o Dia Mundial da Água, o Governo Federal promoveu, de 22 a 24 de março, o Seminário Águas Brasileiras. O objetivo foi discutir a importância e os desafios da revitalização das bacias hidrográficas e outros temas relacionados, de modo a garantir água em quantidade e qualidade necessárias para o desenvolvimento do Brasil.

Manual de uso da Marca

O manual de identidade visual do Programa Águas Brasileiras é um material de consulta para a aplicação correta de marcas e selos do Governo Federal em banners, folders, cartazes, placas, entre outros. O uso correto dessas marcas ajuda os cidadãos a terem acesso às informações e aos seus direitos sociais.

Protocolos de Intenções

Os PROTOCOLOS DE INTENÇÕES objetivam estabelecer compromisso entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e Empresa para acesso e análise dos projetos, subsidiando a definição sobre o patrocínio privado dos projetos de revitalização de bacias hidrográficas selecionados por meio do  Edital de Chamamento Público Nº 01/2021 SNSH-MDR.

Notícias

Governo lança programa para revitalizar bacias hidrográficas e garantir água em quantidade e qualidade em todo o Brasil

Programa Águas Brasileiras  conta com a participação de cinco ministérios, de governos estaduais e da sociedade civil. Uma das metas é atrair investimentos privados para projetos de recuperação e preservação de áreas degradadas nas principais bacias hidrográficas do País

Leia mais