Perímetro Irrigado do Baixio do Irecê

Foto: Codevasf

O que é o Perímetro irrigado do Baixio do Irecê

Localizado na região do Médio São Francisco, nos municípios de Xique-Xique (BA) e Itaguaçu da Bahia (BA), o Perímetro Irrigado do Baixio do Irecê abrange 105 mil hectares, sendo 48 mil de área irrigada. A região tem grande disponibilidade hídrica para irrigação, solos mecanizáveis e com forte tradição agrícola. O acesso à área do projeto se dá através da Rodovia BA-052, que liga Xique-Xique a Feira de Santana, interligando-se então à malha viária nacional.

Tem presença institucional diferenciada, pois sedia diversas universidades e centros de comercialização, dispõe de estradas para escoamento da produção e tem potencial para exportação de frutas e derivados via Aeroporto Internacional de Petrolina, em Pernambuco, localizado a 435 km de distância.

A área está dividida em nove etapas. Duas delas, que correspondem a 16 mil hectares irrigados, já estão em fase de ocupação e têm início de produção previsto para ainda em 2020 com as culturas de grãos: milho, feijão e soja.

Oportunidades

O perímetro irrigado do Baixio de Irecê/BA foi qualificado como projeto prioritário no âmbito do Programa de Parcerias de Investimento (PPI). Serão concedidas à iniciativa privada até 31.423 hectares de áreas irrigadas. No primeiro trimestre de 2021, após consulta pública, o governo federal vai lançar edital para concessão ao setor privado do perímetro irrigado do Baixio, visando a conclusão da infraestrutura de irrigação, a ocupação das áreas para produção agrícola e a manutenção e a operação do sistema, gerando assim o desenvolvimento da região.

Documentos

Confira documentos relacionados a informações técnicas, licenciamento, qualificação no âmbito do Programa de Parcerias de Investimento (PPI) e avaliação de solos.


Parceiros