AECI promove reunião sobre o sistema e-Agendas 2.0
A Assessoria Especial de Controle Interno promoveu no dia 19/09/2025 uma reunião pelo Teams para sanar dúvidas e prestar orientações sobre o novo sistema e-Agendas às(aos) Assistentes Técnicas(os) dos Agentes Públicos Obrigados.
O Coordenador-Geral da Assessoria Especial de Controle Interno, Sr. Eduardo Freitas, e a Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno, Sra. Flávia Amaral, falaram sobre a importância da transparência dos compromissos públicos dos gestores e enfatizaram que os Assistentes Técnicos dos Agentes Públicos Obrigados devem inserir os compromissos de forma clara, incluindo não apenas reuniões com agentes privados, mas também com agentes públicos de outros órgãos.
O Coordenador-Geral demostrou o funcionamento do sistema e-Agendas, incluindo o processo de cadastro de agentes públicos e privados como participantes do compromisso, a importância de os participantes realizarem o check-in até o final do dia do evento e a possibilidade de o Agente Privado criar múltiplos perfis no sistema e-Agendas. Demonstrou também como gerar um QR Code para facilitar o check-in em eventos presenciais e esclareceu que, embora o ideal seja que todos os participantes façam o check-in, o compromisso pode ser publicado sem que todos os participantes registrem presença.
No entanto, destacou-se que não se deve confundir a realização do check-in com o cadastro completo dos participantes para fins de publicação do compromisso. Muito embora o sistema permite publicar o compromisso sem que todos os participantes tenham realizado check-in, a publicação não ocorre caso existam participantes com dados em branco, como é o caso do CPF. O Coordenador-Geral informou que os dados pessoais do participante já estão cadastrados na conta Gov.br, que é usada para logar no sistema e-Agendas. O que se torna necessário para a realização do check-in pelo participante é a definição do perfil que aquele agente público ou privado irá utilizar para participar da reunião.
Além disso, foi demostrado a inclusão de viagem no e-Agendas, com detalhamento das diretrizes para o registro de viagens, que devem ser feitas somente quando há custeio, integral ou parcial, por agentes privados.
Também foi apresentado o manual do sistema E-Agendas, em formato Wiki, permitindo uma busca mais eficiente por informações e, por último, ressaltou-se a importância das(os) Assistentes Técnicas(os) de monitorar a lista de participantes para garantir que apenas os convidados corretos estejam presentes.
Link dos manuais do e-Agendas: https://wiki.cgu.gov.br/index.php?title=Sistema_e-Agendas
A gravação do evento pode ser encontrada por meio do link: Reunião – e-Agendas 2.0”
