Institucional
É missão do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), desenvolver políticas públicas de enfrentamento ao preconceito e à discriminação contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT). Tal missão é executada pela Diretoria de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (DPLGBT).
A Diretoria tem a responsabilidade de coordenar a elaboração e implementação dos planos, programas e projetos relacionados aos direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais em âmbito nacional. É também competência da Diretoria a articulação de ações pró-LGBT junto aos demais órgãos da Administração Pública Federal. Já a Coordenação Geral do presta apoio logístico e institucional à atuação desse órgão colegiado, cumprindo a função legal de Secretaria-Executiva do CNCD-LGBT.
Acompanhe nessa área as ações referentes ao tema do Ministério, cujas atribuições incluem, entre outras:
- Coordenar os assuntos, as ações governamentais e as medidas referentes à promoção e defesa dos direitos da população LGBT;
- Coordenar as ações de implementação, monitoramento e aperfeiçoamento dos centros de referência em direitos humanos da população LGBT;
- Coordenar a produção, a sistematização e a difusão das informações relativas à população LGBT; e
- Propor e incentivar a realização de campanhas de conscientização pública, visando à inclusão social da população LGBT.