Famílias Fortes


 

O que é o Famílias Fortes?

O Famílias Fortes é uma metodologia de sete encontros semanais para famílias com filhos entre 10 e 14 anos que visa promover o bem-estar dos membros da família, fortalecendo os processos de proteção e construção de resiliência familiar e reduzindo os riscos relacionados a comportamentos problemáticos.

Na primeira hora de cada encontro os pais e responsáveis se reúnem em uma sala e os filhos de 10 a 14 anos em outra. Os pais são ensinados a esclarecer as expectativas com base nas normas de desenvolvimento de crianças e adolescentes, a usar práticas disciplinares apropriadas, a gerenciar emoções fortes em relação aos filhos e a se comunicar de maneira eficaz. Já os filhos aprendem habilidades para interação pessoal e social, como, ter metas que deem sentido à vida, seguir regras, reconhecer as dificuldades e qualidades dos pais, lidar com a pressão dos amigos, saber identificar modelos positivos e ajudar os outros.

 Na segunda hora, pais e filhos se reúnem numa mesma sala onde praticam as habilidades que aprenderam independentemente, trabalham na resolução e comunicação de conflitos e se envolvem em atividades para aumentar a coesão familiar e o envolvimento positivo dos filhos na família.

Para a condução dos encontros, os facilitadores dispõem de um manual, que detalha todas as atividades e o tempo de cada uma, e de vídeos que abordam os temas a serem trabalhados com as famílias.

 

O que a Secretaria Nacional da Família fornece aos municípios?

Formação dos articuladores e facilitadores que irão atuar no Famílias Fortes;

Disponibilização dos manuais, cadernos de atividades, cartazes e vídeos.


Qual a contrapartida dos municípios?

Designar um articulador local que ficará em contato com a Secretaria Nacional da Família e supervisionará a execução do Famílias Fortes no município;

Designar a equipe de facilitadores: de 3 a 5 profissionais (preferencialmente das áreas de assistência social, educação ou saúde) para aplicar a metodologia com grupos de até 15 famílias. Obs.: A equipe de facilitadores deve dispor de 5 horas semanais para a realização das atividades relativas ao Famílias Fortes;

Disponibilização de três salas, duas delas equipadas com TV ou projetor;

Promover uma ampla divulgação do Famílias Fortes na comunidade local.

Acesse os arquivos abaixo:

Manual do facilitador: introdução

Manual do facilitador: pais

Manual do facilitador: filhos

Manual do facilitador: família

Caderno de atividades pais e responsáveis

Caderno de atividades dos filhos


Vídeos

A metodologia do Famílias Fortes apresenta vídeos com situações familiares para que os pais ou responsáveis pelo adolescente reflitam e debatam sobre essas situações. Há também cenas que mostram aos adolescentes como lidar com a pressão dos amigos.


Pais: encontro 1 


Pais: encontro 2 


Pais: encontro 3 


Pais: encontro 4 


Pais: encontro 5 


Pais: encontro 6 


Filhos: encontro 5 


Filhos: encontro 6 


Famílias: encontro 3 


Famílias: encontro 6 


Pais: acompanhamento 1 


Pais: acompanhamento 2 


Pais: acompanhamento 4


Reportar erro