Estudantes de Atitude

Estudantes de Atitude

O projeto Estudantes de Atitude é executado com estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e todo Ensino Médio de escolas públicas dos estados parceiros. Seu objetivo é tornar os estudantes e sua comunidade escolar protagonistas do seu próprio desenvolvimento coletivo, capacitando-os tanto para a autonomia quanto para a cooperação social, por meio do despertar de uma nova compreensão sobre cidadania, sobre o valor da participação em seus contextos vivenciais. Fortalecendo, neste sentido, a premissa de que a fruição de diretos nasce quando cada um cumpre com suas responsabilidades cidadãs.

Com a Coordenação Nacional realizada pelo MMFDH, o projeto conta com parcerias locais para realização das Coordenações Locais do projeto. A edição de 2021 será executada nos estados de Rondônia, Santa Catarina, Goiás e Espírito Santo pelas respectivas Controladorias-Gerais Estaduais e Secretarias de Controle e Transparência.

Em cada estado ocorrerá uma grande gincana entre escolas, contendo atividades realizadas pelas escolas e executadas pelos participantes durante o semestre letivo. Para cada atividade cumprida, recebe-se uma pontuação. As escolas e professores com maior pontuação serão premiadas pelo seu desempenho e construção de boas práticas de acordo com a regulamentação local. 

Atividades

Oficina de Capacitação para professores

A oficina será oferecida aos professores que irão orientar os estudantes na execução das atividades do Projeto. Serão disponibilizados vídeos que apresentarão os fundamentos do Projeto, o desenvolvimento das atividades, o que deve ser enfatizado e onde queremos chegar. Além dos vídeos serão realizados webinários para esclarecimento de as dúvidas. Destaca-se que a participação ativa dos professores em todo o processo é essencial para que essa experiência cause impacto na vida escolar.

Auditoria Cívica

Que tal treinar para ter os olhos de auditor? Nessa atividade os estudantes, orientados por um ou mais professores, utilizando a plataforma do projeto, deverão visitar as instalações da escola e registrar o que foi encontrado. Com olhos atentos, o objetivo é proporcionar aos estudantes a possibilidade de enxergar o ambiente da escola de outra forma. Nesse exercício, os estudantes listarão os problemas da escola e serão chamados a refletir conjuntamente sobre a origem desses problemas. Conhecer os problemas e suas causas é o primeiro passo para solucioná-los, e essa é a missão que decorre da auditoria.

Desafio

Após reconhecer uma determinada situação por meio da Auditoria e se comparar com o que se deseja, é possível visualizar o caminho que precisa ser trilhado para chegar lá. Dentre todas as coisas que precisam ser feitas, há algumas que já podem ser realizadas. É aí que entra o desafio. São propostos alguns temas no edital para serem trabalhados a partir da realidade encontrada na Auditoria Cívica. É uma oportunidade de aprender a planejar um projeto para resolver problemas e a executá-lo.

Tarefa Especial

Na Tarefa Especial o time de estudantes da escola terá uma missão. O objetivo da Tarefa Especial é trazer para a discussão algum tema relevante para o exercício da cidadania. A escola deverá refletir sobre a tarefa, que será de cunho teórico, criar uma estratégia de execução, executá-la e enviá-la pela Plataforma do Projeto.

Missão Relâmpago

A Missão Relâmpago é uma atividade que será executada pelo estudante participante do Projeto, de maneira individual. É de curto tempo de execução terá por objetivo despertar o estudante para temas que o farão refletir sobre valores e as relações com o meio em que está inserido e com outras pessoas.

Calendário de Execução

Inscrições: Até 07/10/2021 

Oficina de Capacitação para Professores

Oficina de Capacitação para professores até 14/10/21

Primeiro Webinar       Sex 24/09/21

Segundo Webinar       Qui 07/10/21

Auditoria Cívica

Execução da Auditoria Cívica até 14/10/21

Apresentação do Relatório de Auditoria Cívica até 02/11/21

Retorno da Auditoria Cívica até 12/11/21

Desafio

Planejamento do Desafio até 05/11/21

Apresentação do Desafio até 10/11/21

Tarefa Especial e Missão Relâmpago período surpresa!

Premiação

Entre 06/12/21 e 10/12/21

Reportar erro