Notícias

Ministério pede auxílio para monitoramento de abrigos para idosos durante pandemia do novo coronavírus

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) pede a colaboração dos conselhos estaduais e municipais da pessoa idosa de todo o Brasil, para que auxiliem na sensibilização das secretarias de saúde em relação aos idosos neste momento de emergência pública devido ao novo coronavírus (Covid-19).

"A população idosa é considerada de maior risco no caso de contaminação pelo novo coronavírus. Por isso, precisamos do auxílio de toda a população no cuidado com os idosos, lembrando de cada um deles, inclusive os que estão abrigados em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI)", afirmou a ministra do MMFDH, Damares Alves.

O titular da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), Antonio Costa, gravou um vídeo nesta quarta-feira (18), em que faz um apelo aos conselheiros espalhados pelo País. “Vamos nos unir em favor da pessoa idosa! Nos ajudem nos atendimentos das ILPIs, onde estão concentrados os idosos que foram, às vezes, abandonados, os idosos que estão abrigados nesses locais”, disse.

O secretário afirmou, ainda, que é impossível fazer esse tipo de atendimento somente partindo de Brasília. “Precisamos contar com todos vocês dos estados e municípios. Precisamos que haja um olhar especial de cuidado com essas pessoas que estão nesses abrigos, nessas ILPIs”, pediu.

Em caso de dúvidas sobre como colaborar com o monitoramento dessas instituições, os conselheiros municipais e estaduais poderão entrar em contato com a SNDPI pelo telefone (61) 2027-3243 ou pelo e-mail gab.sndpi@www.gov.br/mdh/pt-br.

Veja o depoimento do secretário da SNDPI, Antonio Costa: 

Reportar erro