Notícias

A convite da SNJ, municípios celebram o Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude

Publicado em 22/03/2019 20h28 Atualizado em 25/03/2019 17h16
1 | 2
Foto: Divulgação
2 | 2
A convite da SNJ, municípios celebram o Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude
A convite da SNJ, municípios celebram o Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude

Nesta quarta-feira (20), diversos municípios atenderam ao convite da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), e realizaram a ação “Leve o teatro para a Juventude!”. O objetivo consistiu em celebrar o Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude, de forma a levar cultura aos jovens que moram em áreas de vulnerabilidade social.

Olinda, Pernambuco

A Prefeitura de Olinda, por meio da Coordenadoria da Juventude, órgão ligado à Secretaria de Educação, Esporte e Juventude, participou da ação no teatro do Bom Sucesso, em Olinda. Os alunos do Projeto Qualifica Jovem Olinda construíram a peça “Jovem não é carente, é potente! Vencendo a depressão, ansiedade e o suicídio”.

Já a escola municipal integral Sagrado Coração de Jesus trouxe a peça “O casamento da princesa do Senegal”, do grupo Kanteatro, realizada por 15 alunos. A entrada foi gratuita onde os jovens, professores, atores e membros da associação de teatro de Olinda puderam assistir à performance. O coordenador da juventude da cidade, Adriano Diniz, destacou a importância da ação. “É o empoderamento jovem na cultura popular”.

Pombos, Pernambuco

Em Pombos (PE), a comemoração do Dia do Teatro aconteceu no auditório do colégio municipal Onze de Dezembro, onde foi apresentada a peça “Do artista ao Arteiro”, pelo grupo de teatro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Educação Municipal e a Diretoria de Juventude. A peça fez uma homenagem aos artistas nordestinos, que através da dança, interpretação, musicalidade e humor fazem a mistura da arte com o arteiro virar cultura.

Na ocasião, cerca de 200 jovens participaram e assistiram a apresentação do grupo de teatro, que possui 56 jovens e adolescentes na sua composição. O diretor municipal de Juventude de Pombos, Jairo Rubens salientou o interesse dos alunos pelo teatro. “Muitos dos atores são alunos que têm a oportunidade de trazer um pouco da sua realidade nas peças”, contou.

Buíque, Pernambuco

Realizado na Biblioteca Municipal Graciliano Ramos, a apresentação teatral foi inspirada pelo mês da mulher. A produção retratou cenas de violência doméstica física e psicológica contra a mulher e ressaltou a importância da denúncia contra a agressão. A representação contou com mais de 80 jovens. O secretário municipal de Juventude, Matheus Albuquerque Frazão, destacou a relevância da ação e frisou uma iniciativa promovida pelo município. “Todos os sábados são ministradas aulas de teatro para jovens que se interessarem”, explicou.

Parauapebas, Pará

O município de Parauapebas também abordou o tema de violência contra mulheres em sua celebração “Leve o teatro para a Juventude!”. A ação ocorreu na escola Carlos Drummond de Andrade e contou com a presença de aproximadamente 100 alunos.

Outros municípios participantes:

Arcoverde (PE): Com a peça “Me apaixonei por uma mulher”, realizado na ETE Prof. Jonas Feitosa Costa.

Belo Jardim (PE): Do grupo teatral Artes da Fé, a peça “O quanto as drogas danificam as famílias”.

Orocó (PE): Apresentação do grupo de teatro e dança “Bem-te-vi”, realizado na Escola Estadual Bem-te-vi.

Pará: Ação com o Cineminha Juventude.

Água Branca (PI): Apresentação teatral realizada na Academia de Saúde – Bulungão.

Reportar erro