Notícias

No âmbito do Pátria Voluntária, ministra Damares Alves entrega brinquedos para instituição do DF

Publicado em 28/08/2019 19h12 Atualizado em 28/08/2019 22h51
Voluntariado

Na tarde desta quarta-feira (28), a ministra Damares Alves esteve em Samambaia, cidade-satélite de Brasília, com o objetivo de entregar brinquedos para crianças atendidas pela Associação Santos Inocentes. A iniciativa integra as ações do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado – Pátria Voluntária, que neste ano arrecadou quatro toneladas de itens. As doações também celebram o Dia Nacional do Voluntariado.

“Nós estamos, de fato, trazendo para o Brasil uma nova visão sobre o voluntariado. Instituições como essa e tantas outras no Brasil só sobrevivem por causa do voluntariado. Envolva-se, seja voluntário. É um novo momento para o Brasil”, disse a titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

A Associação atualmente oferece creche para 80 crianças e acolhe 18 mães recentes ou grávidas que desistiram do aborto. Para o gestor da entidade, Ari França, os materiais recebidos fazem toda a diferença. “Nós sobrevivemos da Providência, da doação de pessoas que conhecem a seriedade do nosso trabalho. Como a própria ministra falou, este é um trabalho conhecido há muitos anos através de paróquias e de grupos religiosos que, também pró-vida, acreditam na causa”, completou.

Entre as mulheres atendidas, está Rafaela Lorrayne. “Aqui eles acolhem, eles dão tudo. Ajudam a gente com as coisas que faltam e ainda ajudam com a mente”, afirma.

Programa

Vice-presidente do programa Pátria Voluntária e secretária-executiva do MMFDH, Tatiana Alvarenga parabeniza o comprometimento do governo federal. “Hoje, 28 de agosto, se comemora o Dia Nacional do Voluntariado. O programa Pátria Voluntária, lançado há menos de dois meses, tenta alcançar a sociedade civil para reconhecer trabalhos como esse, como o da Associação Santos Inocentes, que trabalha com mães no resgate da vida, mães que estão, às vezes, pensando no aborto e depois também acolhe suas crianças.”

Vinculado ao Ministério da Cidadania, o Pátria Voluntária tem o objetivo de fomentar a prática do voluntariado como um ato de humanidade, cidadania e amor ao próximo, além de estimular o crescimento do terceiro setor, contribuindo para a transformação do Brasil em um país mais justo e mais solidário.

Constam nas finalidades do programa, promover o voluntariado de forma articulada entre o governo, as organizações da sociedade civil e o setor privado; e incentivar o engajamento social e a participação cidadã em ações transformadoras da sociedade.

Assista o vídeo: 

 

Reportar erro