Notícias

MDH participa de debate sobre as políticas públicas voltadas às mulheres com ministras do Mercosul

Publicado em 21/09/2018 15h43
MDH participa de debate sobre as políticas públicas voltadas às mulheres com ministras do Mercosul

O Ministério dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, participou da XII Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher do Mercosul (RMAAM), que aconteceu no Uruguai nesta semana. Entre os temas discutidos no encontro estão o fortalecimento dos trabalhos de cooperação, o trabalho doméstico, as mulheres afrodescendentes, rurais, indígenas, participação das mulheres na política e o empreendedorismo feminino.

A Secretária Nacional de Políticas para Mulheres do Ministério dos Direitos Humanos e Presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Andreza Colatto, ressaltou os avanços conquistados em prol das trabalhadoras domésticas no Brasil e a necessidade do trabalho coletivo. “A sociedade civil precisa estar integrada com os governos para garantir o desenvolvimento das políticas públicas para mulheres”, afirmou a secretária.

Ao final, os países membros da comunidade do Mercosul assumiram o compromisso de elaborar estratégias, políticas, programas e ações que promovam a garantia e o pleno exercício dos direitos das mulheres afrodescedentes e indígenas, que serão acompanhados pelo Mercosul.

A RMAAM é a instância de diálogo entra as máximas autoridades de gênero dentro do Mercosul. A RMAAM tem entre suas principais funções assessorar e propor ao Conselho do Mercado Comum (CMC) medidas, políticas e ações em matéria de gênero. Os estados partes do Mersosul são Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Os associados são Chile, Colômbia, Equador e Peru.

Reportar erro