Notícias

Torneio Virtual de Ciências – Nós no MAST

Iniciativa promove um trabalho coletivo entre alunos e professores da região de São Cristóvão para fomentar a produção de conteúdos sobre ciência e tecnologia
Publicado em 13/09/2021 18h14 Atualizado em 13/09/2021 18h18
1o-torneio-BANNER.jpg

Ainda com suas portas fechadas por conta da pandemia, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) permanece ativo, virtualmente, e segue desenvolvendo iniciativas on-line para garantir um espaço de encontro com o público. Novas dinâmicas foram elaboradas para o ambiente digital com propostas lúdicas de divulgação científica. Pensando nisso, e inspirados no Espaço Ciência de Pernambuco, foi criado o Torneio Virtual de Ciências – Nós no MAST. Uma gincana on-line que articula estudantes e professores das escolas vizinhas ao Museu e ao bairro de São Cristóvão, em desafios com a temática de ciência e tecnologia. A ideia é estimular a elaboração de curtas-metragens (mínimo 1min30seg / máximo 3 minutos) com paródias, experimentos, ilustrações e outras ideias criativas nas diversas áreas do conhecimento: Astronomia, Biologia, Física, Matemática, Química, Robótica e Artes.

Cada equipe deve produzir seu vídeo, postar no YouTube e encaminhar os links para o e-mail do Projeto Nós no MAST (), o conteúdo será compartilhado nas mídias oficiais do Museu.

Como participar:

Cada escola pode inscrever até cinco grupos de séries diferentes: do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. As equipes são representadas por três estudantes e um professor, mas é interessante a mobilização e participação de toda escola (estudantes, professores, funcionários e gestores).

O objetivo do torneio é provocar estudantes e professores acerca de temáticas cotidianas e de cunho científico a se mobilizarem na produção de material audiovisual que promovam a divulgação científica a partir de desafios que serão lançados periodicamente.

Veja o REGULAMENTO COMPLETO para adequar sua produção aos critérios do torneio.

As inscrições permanecem abertas durante todo o ano e podem ser feitas a qualquer momento. Serão premiadas as equipes que cumprirem os desafios.

O calendário de vacinação do Rio de Janeiro está indo muito bem, mas nem todas as pessoas entenderam a importância de se vacinar para controlar a pandemia.

Por conta disso, o primeiro desafio está lançado:

1 - “Crie um challenge que viralize nas redes sociais e incentivem todo mundo a se vacinar!"

Poste seu challenge com a #TVCnoMAST e vacine-se!