Notícias

Pesquisadora do LNCC, Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos é eleita membro da diretoria da SBPC

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência é o principal órgão da comunidade científica no país. Nova diretoria comandará a entidade no biênio 2021-2023.
Publicado em 24/06/2021 10h28 Atualizado em 24/06/2021 11h33
AnaTereza

Terminou ontem a eleição para renovação da Diretoria, Conselho e Secretarias Regionais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A pesquisadora do Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC, (unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI), Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, foi eleita com 1.312 votos e ocupará a segunda vaga de tesoureiro na diretoria da instituição.

Sete mulheres vão compor a diretoria, um número inédito na história de 73 anos da SBPC. Além da pesquisadora Ana Tereza, foram eleitas: Claudia Linhares Sales (secretária-geral), Miriam Pillar Grossi, Laila Salmen Espíndola e Francilene Procópio Garcia (secretários) e a última vaga de tesoureiro para Marimélia Porcionatto. O filósofo e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, venceu a disputa e será o novo presidente da entidade em substituição a Ildeu de Castro Moreira. Foram eleitos para os cargos de vice-presidentes a socióloga Fernanda Sobral (atual vice de Moreira) e o físico Paulo Artaxo. Os eleitos serão empossados no dia 23 de julho, na Assembleia Geral Ordinária dos Sócios, que será realizada durante a 73ª Reunião Anual da SBPC.

“Fiquei muito honrada com a indicação do meu nome feita pelo Conselho da SBPC e agradeço aos colegas pelos votos recebidos. A SBPC nos seus 73 anos tem tido um papel fundamental em defesa da Ciência, Tecnologia, educação, cultura e meio ambiente. Será um desafio sem dúvida. Além de dar continuidade as ações da atual diretoria temos a responsabilidade de atuar firme e rapidamente em questões relacionadas aos cortes orçamentários, em defesa pela vida e pela democracia”, destaca a nova integrante da diretoria da SBPC.