Notícias

LNCC tem artigo aceito em conferência sobre gerência e análise de dados científicos

Publicado em 15/07/2021 10h44
Artigo DEXL

Equipe formada por pesquisadores do DataExtreme Lab -  DEXL, grupo de pesquisa do Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC (unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), tem artigo aceito para apresentação na principal conferência sobre gerência e análise de dados científicos, a 33ª Conferência Internacional sobre Gerenciamento de Banco de Dados Científico e Estatístico.

O artigo intitulado "DJEnsemble: uma seleção baseada em custos e alocação de um conjunto disjuntor de modelos espaço-temporais", utiliza de meta-informações sobre a distribuição de dados espaço-temporais e sobre a capacidade de generalização dos modelos preditivos para construir um ensemble disjunto de modelos preditivos, considerando uma função de custo ponderada entre a estimativa de erro preditivo e o custo de execução de cada modelo. O trabalho apresentado na conferência faz parte de uma colaboração entre o LNCC, o CEFET-RJ e a UC Merced, USA e teve como autores: Anderson Chaves, Artur Ziviani, Fabio Porto, Rafael Pereira, Rocio Zorilla e Yania Souto (LNCC), Brian Tsan e Florin Rusu (UC Merced, USA) e Eduardo Ogasawara (CEFET-RJ).

Conheça o DataExtreme Lab - DEXL
O DEXL é o grupo de pesquisa do LNCC interessado em técnicas, metodologias e algoritmos para o processamento, análise e modelagem de grandes volumes de dados. O grupo tem desenvolvido suas atividades em torno principalmente das linhas de pesquisa: BigData, Inteligência Artificial, Ciência de Redes e Workflows Científicos. O trabalho desenvolvido pelo grupo tem como motivação problemas reais identificados por parceiros em institutos de pesquisa e em empresas, transformando problemas práticos em novos desafios científicos e tecnológicos. Neste sentido, o grupo de pesquisadores se une à colaboradores nacionais e internacionais, além de contar com um grupo grande de alunos em todos os níveis de formação. Seja no apoio científico e tecnológico fornecido a seus parceiros, seja na formação de recursos humanos, o DEXL cumpre seu papel de retornar resultados para a sociedade.

Para mais informações acesse os links:
https://ssdbm.org/2021/index
http://dexl.lncc.br/
Artigo na íntegra