Notícias

Estudantes do LNCC são contemplados com Programa Bolsa Nota 10 da FAPERJ

Publicado em 01/06/2021 00h00 Atualizado em 18/06/2021 15h56
Programa Nota 10 - FAPERJ

Estudantes do Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC (unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI), foram contemplados no programa Bolsa Nota 10 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.

Na categoria mestrado foram contemplados os estudantes Gustavo Alves Bezerra, orientado pelo professor Renato Portugal e Rafael de Souza Terra, orientado pela professora Kary Ann Del Carmen Ocaña Gautherot. Na categoria doutorado a contemplada foi Ana Luiza Martins Karl, orientada pelo professor Laurent Emmanuel Dardenne.

O programa Bolsa Nota 10 destina-se a incentivar os programas de pós-graduação do Estado do Rio de Janeiro de significativa excelência, mediante a concessão de bolsas com valores diferenciados a alunos de mestrado e doutorado com destacado desempenho acadêmico.

Entre as exigências do edital está a necessidade de que os proponentes sejam alunos de programas de pós-graduação stricto sensu, e que estes programas tenham conceitos 5, 6 ou 7, na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional do LNCC existe desde 2000 e possui conceito 6 na CAPES, sendo 7 a nota máxima possível. O programa tem por pilares áreas como Matemática Aplicada, Ciência da Computação e Modelagem, possuindo cinco linhas de pesquisa:

  • Modelagem Matemática e Computacional de Circulação e Transporte;
  • Modelagem Matemática e Computacional de Equilíbrio e Otimização;
  • Modelagem Matemática e Computacional de Biossistemas e Bioinformática;
  • Controle e Filtragem de Sistemas Dinâmicos;
  • Computação Científica.