MISSÃO "Planejar, desenvolver, promover, operar e coordenar os meios e a infra-estrutura para fomentar, de forma cooperada, a astronomia observacional brasileira"

Notícias

SPIRou examina um jovem rebelde: o sistema planetário AU Mic

SPIRou, o novo espectropolarímetro / velocímetro de alta precisão recentemente instalado no Telescópio Canadá-França-Havaí (CFHT) de 3,6 m, permitiu medir a massa e a densidade de um planeta do tamanho de Netuno em órbita ao redor da estrela jovem e extremamente ativa denominada AU Microscopii (AU Mic). As medições também mostraram que este planeta quente, denominado AU Mic b, encontra-se em uma órbita alinhada com o eixo de rotação de sua estrela. Esta é a primeira vez em que mediram-se a massa e a densidade de um planeta tão jovem. Estes resultados fazem parte de um esforço internacional para desvendar as propriedades deste sistema planetário jovem recém-descoberto, envolvendo em particular o IRAP / CNRS, IAP / CNRS, IPAG / CNRS e CFHT.

Eventos

Júpiter e Saturno em conjunção

O LNA e parceiros de vários locais do Brasil apontarão seus telescópios para o céu e vão compartilhar suas imagens da conjunção de Júpiter e Saturno com todo o público, ao vivo!

As Portas Virtuais do LNA

Devido à pandemia, não é possível realizarmos o nosso Tarde Noite de Portas Abertas no OPD neste ano. Mas é com prazer que o LNA vai realizar o evento "As Portas Virtuais do LNA" neste sábado, 26 de setembro, a partir das 15:00 horas.

Agenda do Diretor Wagner José Corradi Barbosa

FEV 2021
Compromissos do dia
Astrocafe
18h00