LNA

MISSÃO  "Planejar, desenvolver, promover, operar e coordenar os meios e a infra-estrutura para fomentar, de forma cooperada, a astronomia observacional brasileira"

NOTA DE FALECIMENTO

É com grande pesar que o Laboratório Nacional de Astrofísica comunica o falecimento do pesquisador e amigo Carlos Alberto Pinto Coelho de Oliveira Torres na manhã de hoje, em Itajubá, MG. Prezados amigos, se quiser registrar uma mensagem de condolências que será enviada a família (é possível anexar fotografia) por favor acesse este link https://forms.gle/d6Z2AHbotonvgn2m9

Space for Women Expert Meeting

A pesquisadora Natália Amarinho, bolsista do LNA, participou do Space for Women Expert Meeting, programa do Escritório das Nações Unidas para Assuntos Espaciais Externos (UNOOSA).

IAU Focus Meeting "Stellar synthetic spectra to study stellar populations in the Gaia Era"

The IAU Focus Meeting #9 “Stellar Synthetic Spectra to Study Stellar Populations in the Era of Gaia” will be held in the context of the IAU General Assembly 2022 in Busan (Republic of Korea).

Sábados Crescentes Virtuais - Evolução das estrelas, populações estelares e descobertas recentes

Acredita-se que a maioria das estrelas se forma em grupos, a partir do colapso gravitacional e fragmentação de uma nuvem molecular progenitora. Os agrupamentos gravitacionalmente coesos que resultam desse processo são chamados de aglomerados de estrelas. Por abrangerem uma vasta gama de parâmetros astrofísicos (idades, distâncias e metalicidades), o estudo dos aglomerados permite (1) uma compreensão mais detalhada dos mecanismos de evolução estelar e (2) a determinação da estrutura da Via Láctea, bem como o esclarecimento da evolução química e cinemática da nossa Galáxia. Nesse seminário, apresentaremos alguns aspectos básicos da evolução das estrelas, formação de elementos químicos e caracterização de aglomerados estelares. Mostraremos técnicas estatísticas, recentemente desenvolvidas por nosso grupo , destinadas à determinação precisa de parâmetros de agrupamentos estelares usando dados da missão espacial GAIA. Também abordaremos a descoberta recente de novos aglomerados estelares, realizada por nosso grupo de pesquisadores. Perspectivas para trabalhos futuros na área também serão apresentadas.

Agenda do Diretor Wagner José Corradi Barbosa

JAN 2022
  • 16
    Dom
  • 17
    Seg
  • 18
    Ter
  • 19
    Qua
  • 20
    Qui
  • 21
    Sex
  • 22
    Sáb
Compromissos do dia
Sem compromissos oficiais.