Notícias

IOT é para você? Fique sabendo nas Terças Tecnológicas Lives

Internet das Coisas é algo que está ao alcance de todos? A IoT – sigla em inglês de Internet of Things –, na verdade, já está presente na vida da maioria das pessoas.
Publicado em 18/06/2021 11h31 Atualizado em 23/06/2021 14h54
TercasTecnologicas_2021-INTERNET-NOVO-twitter (2).jpg

Internet das Coisas é algo que está ao alcance de todos? A IoT – sigla em inglês de Internet of Things –, na verdade, já está presente na vida da maioria das pessoas. “Somente o celular possui nove diferentes sensores, que fazem parte desta tecnologia” – destaca Murilo Silva, sócio-diretor da empresa Fuse IoT, uma startup integradora de tecnologia da Internet das Coisas. O que o empreendedor chama a atenção, no entanto, é que a IoT já pode ser usada por pequenas empresas, realizando funções que há até pouco tempo só eram concebidas para grandes corporações, como controlar estoques remotamente ou escolher as melhores rotas atendendo a uma logística operacional de transporte.

Essa conversa fará parte da próxima edição das Terças Tecnológicas Lives, promovida pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT) nesta terça-feira (22), às 15h, no canal do INT no YouTube, (pelo link https://bit.ly/3cMkacW), que traz Murilo Silva como convidado. Formado em Sistemas de Informação e Gestão de Tecnologia da Informação, ele já desenvolveu projetos de IoT em toda a América Latina, com prêmios no Brasil nessa área. Palestrante sobre Cibersegurança no 5° Congresso Latino Americano de Internet das Coisas e sobre IoT em várias universidades, Murilo também é sócio da Fuse IOT e fundou a BovConnect, que desenvolveu um Sistema Integrado de Gestão de Fazendas.

Na live desta terça, o empreendedor será recebido por dois pesquisadores do INT, que também atuam em diferentes níveis com este tema: o engenheiro eletrônico Alexandre Benevento, chefe da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações (DITIC) do Instituto, doutor em engenharia de defesa, que implementou um laboratório de internet das coisas no Instituto; e a engenheira de produção Andréa Carvalho, tecnologista da Divisão de Avaliações e Processos Industriais (DIAPI), doutora em engenharia de produção, que no INT coordena um grupo de pesquisa voltado ao desenvolvimento de tecnologia baseada em simulação, otimização sob incerteza e aprendizado de máquina.

Serviço:


Terças Tecnológicas Lives – INT 100 anos

Data: 22/06/2021 (terça-feira)
Horário: Das 15h às 16h
Tema: “Internet das coisas é para você?
Convidado: Murilo Silva – Fuse IoT (www.fuseiot.io)
Mediadores: Alexandre Benevento (INT) e Andréa Nunes Carvalho (INT)
Abertura:  – Valéria Pimentel – coordenadora de Engenharia de Produtos e Processos do INT
Transmissão: https://bit.ly/3cMkacW