Notícias

Giovanna Machado é a mais nova integrante da Academia Pernambucana de Ciências (APC)

Publicado em 20/05/2021 00h00 Atualizado em 21/05/2021 14h23
Site.jpg

A pesquisadora Giovanna Machado, Diretora do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE/MCTI), é a mais nova integrante da Academia Pernambucana de Ciências (APC), em conjunto com mais sete novas integrantes. Todas integram oficialmente a APC, desde o dia 29 de abril, mas a cerimônia oficial de posse acontece em outubro.

Giovanna Machado é Pesquisadora Titular do CETENE/MCTIC desde 2009. Graduada em Química pela PUCRS, Giovanna possui mestrado e doutorado em Ciência dos Materiais pela UFRGS. A pesquisadora realizou ainda estágio de pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Giovanna é Diretora da Divisão de Materiais da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e coordenadora do programa Futuras Cientistas.

Os membros efetivos da APC passam por uma seleção criteriosa. Primeiro, o nome deve ser indicado por um acadêmico, cada nome teve indicação de três membros. Em seguida, as indicações são levadas ao Comitê Científico (composto por sete pessoas), o qual realiza a seleção de acordo com o número de vagas. São levados em conta aspectos presentes ao currículo Lattes, como formação acadêmica, produção científica, formação de recursos humanos, experiência administrativa, coordenação de projetos científicos e de extensão, prêmios e honrarias, atuação profissional e outras atividades. 

A APC tem, atualmente, quase 30 áreas de atuação. Entre as ações realizadas pela Academia estão reuniões periódicas, promoção de eventos científicos e elaboração de documentos. 

A cerimônia oficial de posse das novas acadêmicas será realizada durante o II Encontro Pernambucano de Educação, Ciência e Tecnologia, programado para a segunda quinzena de outubro de 2021, com transmissão via internet. Na mesma ocasião, será empossada também a nova diretoria da APC.