Notícias

Nobel anuncia os laureados em física

Publicado em 05/10/2021 08h30 Atualizado em 05/10/2021 09h18

Acabam de ser divulgados os laureados no Nobel de Física de 2021: Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi. A Academia Real das Ciências da Suécia, organizadora do Nobel de Física, classificou a premiação deste ano como "contribuições inovadoras para a nossa compreensão de sistemas complexos".

Syukuro Manabe e Klaus Hasselmann foram escolhidos "pela modelagem física do clima da Terra, quantificando a variabilidade e prevendo com segurança o aquecimento global" e Giorgio Parisi "pela descoberta da interação de desordem e flutuações nos sistemas físicos das escalas atômicas às planetárias ”.

Vencedores dividirão o prêmio, que totaliza 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,1 milhões). Metade do prêmio será dividido por Manabe e Hasselmann, e a outra metade irá para Parisi.

 

Entendendo um pouco do processo

O processo de seleção do prêmio inicia em setembro do ano anterior ao prêmio, com o envio pelo Comitê Organizador de formulários confidenciais para cerca de 3000 pessoas de todo o mundo – entre estes vencedores de edições anteriores do prêmio nas diversas categorias, membros de academias de ciências de diferentes países, entre outros. Após o recebimento das submissões, especialistas analisam o trabalho dos candidatos e desenvolvem relatórios com recomendações.

Os relatórios são discutidos em duas reuniões da Royal Swedish Academy of Sciences, academia responsável pela seleção dos laureados do Nobel em física e, no início de outubro do ano da premiação, por maioria de votos, os nomes são selecionados e divulgados. O estatuto da fundação Nobel prevê que as informações dos pesquisadores nomeados sejam restringidas por 50 anos. Por isso só se conhece o(s) vencedor(es) e não os candidatos.

A cerimônia de entrega do Prêmio Nobel acontece no dia 10/12 (sexta-feira) em Estocolmo, capital da Suécia, onde os laureados recebem o Prêmio Nobel, que consiste em uma medalha e um diploma do Prêmio Nobel, assim como um documento com o valor do prêmio.

 

Mais informações:

Portal Prêmio Nobel: https://www.nobelprize.org/