Notícias

Edição 2021 do PIBICT/CBPF tem novidades

Orientação à distância é uma delas.
Publicado em 25/06/2021 14h05 Atualizado em 10/07/2021 01h00
Banner

A edição deste ano do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC/PIBIT), do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), traz boas novidades.

“Todas pensadas para facilitar a vida das alunas e dos alunos e aprimorar o aproveitamento no curso”, disse o pesquisador André Massafferri, atual coordenador do programa no CBPF.

A lista de aprimoramentos da edição deste ano do PIBICT é a seguinte:
i) aceitação de inscrições de estudantes no primeiro semestre da faculdade;
ii) duas chamadas anuais: uma no primeiro semestre (fevereiro e março) – em sincronia com o começo do período letivo – e outra no segundo (agosto e setembro);
iii) as renovações das bolsas serão feitas separadamente e antes da inscrição de alunos novos;
iv) na inscrição, o(a)s candidato(a)s poderão optar por até três projetos – que, agora, serão elaborados pelos pesquisadore(a)s e tecnologistas – estabelecendo ordem de prioridade entre eles;
v) para renovar a bolsa, o(a) aluno(a) precisará apenas da anuência do(a) orientador(a), da manutenção de um bom CR (coeficiente de rendimento) na graduação, da participação nas jornadas e da entrega de relatórios.

Agora, a distância

Segundo Massafferri, cada pesquisador poderá orientar até três estudantes. Para alguns projetos (teóricos, por exemplo), haverá duas vagas para orientação a distância.

O coordenador do PIBICT explica que, além da participação na jornada – na qual os trabalhos são apresentados –, será necessário que o(a)s aluno(a)s enviem um relatório anual.

O formato do relatório também sofreu mudanças. Será, agora, dividido em três partes: i) uma página com formato de divulgação científica, voltada para um público não especializado; ii) uma página de conteúdo mais técnico que não seja fruto direto das atividades do estudante no ultimo ano – essa pode ser repetida dos anos anteriores; iii) e uma parte descrevendo sucintamente as atividades e os resultados obtidos no ultimo ano.

Inscrições e programa

As inscrições para a edição 2021 do PIBICT vão de 7 a 23 de julho e o resultado da seleção de novas bolsas sai em 1 de agosto.

O objetivo do PIBICT/CBPF é oferecer a graduando(a)s um primeiro contato com a atividade e a prática científicas. No programa, o(a)s aluno(a)s – integrado(a)s a um grupo de pesquisa – desenvolvem projetos de pesquisa ou tecnologia, sob a supervisão de um(a) pesquisador(a) ou tecnologista do CBPF, além de participarem de cursos, palestras e encontros, preparando-o(a)s para a pós-graduação e futuras atividades profissionais.

Mais informações:

PIBICT: https://www2.cbpf.br/pt-br/educacao-cientifica/pibic-pibit