Notícias
MCTI e CCT abrem consulta pública para consolidação da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2024–2034
A nova estratégia foi aprovada durante reunião do CCT liderada pelo Presidente da República, Luíz Inácio Lula da Silva. Foto: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) convidam a sociedade brasileira a contribuir para a consolidação da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2024–2034, documento que orientará as políticas públicas de CT&I no país ao longo da próxima década. A nova estratégia foi aprovada durante reunião do CCT liderada pelo Presidente da República, Luíz Inácio Lula da Silva, na última quinta-feira (4). Aberta na plataforma Brasil Participativo até dia 20 de dezembro, a consulta pública convida cidadãs, cidadãos, instituições e setores produtivos a enviarem sugestões e opiniões para fortalecer o lema: “CT&I para um Brasil Justo, Desenvolvido e Soberano”.
A participação social segue, como desde o início de sua elaboração, como mais uma etapa fundamental para o aperfeiçoamento da estratégia. As contribuições enviadas pela plataforma ajudarão a refletir a diversidade regional, social e produtiva do Brasil; fortalecer a cidadania ativa; qualificar diretrizes e prioridades de ação; e alinhar a ciência, a tecnologia e a inovação às necessidades e oportunidades reais do país.
A construção da ENCTI 2024–2034 é resultado de um amplo processo participativo. Mais de 100 mil pessoas de todas as regiões do país contribuíram durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada em 2024. A proposta atual foi elaborada por um Grupo de Trabalho dedicado e encaminhada para conhecimento do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) que decidiu por mais uma consulta publica para Incorporar demandas, percepções e prioridades apresentadas pela população, especialistas, trabalhadores, estudantes e representantes do setor produtivo.
Ao abrir esse canal de consulta pública, o MCTI e o CCT reforçam seu compromisso com políticas de Estado construídas de forma democrática, transparente e voltadas ao bem-estar da população. A participação de cada cidadã e cidadão é essencial para que a ENCTI 2024–2034 seja um instrumento robusto, inclusivo e capaz de orientar um projeto nacional baseado no conhecimento, na inovação e na soberania.